Hoje eu trago para vocês poesia para educação infantil - dia dos pais.
E você professor, que está preparando atividades em casa, poderá baixar gratuitamente estas atividades, pois o mês de agosto já está chegando e com isto, o dia dos pais e outras datas comemorativas.
Sabemos que nem todos os alunos possuem pai, mas não podemos deixar esta data tão importante passar despercebida. Os pais merecem todo carinho, amor e respeito.
A poesia é o texto escrito ou falado, que apresenta ritmos e rimas. Nas classes de educação infantil é muito comum o trabalho com parlendas e trava-línguas, mas a partir do primeiro ano do ensino fundamental esses textos vão perdendo espaço para textos informativos ou histórias que tenham fundo moral.
Objetivo da poesia na educação infantil:
➤O objetivo de se trabalhar a poesia em sala é o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno. Além disso, o educador pode trabalhar a escrita de poesias, contudo deixar os alunos livres de temas, para que seus anseios interiores sejam retratados enquanto escreve.
Com esta poesia, os alunos vão aprender a ler ou ouvir a leitura da professora, podendo-se assim seguir com o dedinho, para observarem a segmentação da escrita. Isto vai depender do nível de conhecimento de cada turma.
Eles poderão pintar com lápis de cor, os espaços existentes entre cada palavra, contar quantas estrofes e versos tem na poesia, as rimas existentes e os diminutivos.
Na atividade de número 5, temos a consciência fonológica, pois os alunos vão observar outras palavras que iniciam e terminam de acordo com os desenhos.Consciência fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas.
Conceito de consciência fonológica:
Consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. É a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som. Além disso, é quando sabemos que existem também termos grandes e pequenos; e que há frases (e uma segmentação nessas orações).
As demais atividades propõem a fixação das vogais e consoantes, a formação de palavras com algumas sílabas da poesia e quantidade de letras das palavras.
A interdisciplinaridade deve existir e sugiro conversas informais como:
➤Quais os presentes vocês darão para os seus pais?
➤Matemática: sistema monetário.
➤Tempo de quarentena: outras formas de compras.
➤Religião: a importância da família.
➤Profissões dos pais.
Sabemos que nem todos os alunos possuem pai, mas não podemos deixar esta data tão importante passar despercebida. Os pais merecem todo carinho, amor e respeito.
A poesia é o texto escrito ou falado, que apresenta ritmos e rimas. Nas classes de educação infantil é muito comum o trabalho com parlendas e trava-línguas, mas a partir do primeiro ano do ensino fundamental esses textos vão perdendo espaço para textos informativos ou histórias que tenham fundo moral.
Objetivo da poesia na educação infantil:
➤O objetivo de se trabalhar a poesia em sala é o de estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno. Além disso, o educador pode trabalhar a escrita de poesias, contudo deixar os alunos livres de temas, para que seus anseios interiores sejam retratados enquanto escreve.
Com esta poesia, os alunos vão aprender a ler ou ouvir a leitura da professora, podendo-se assim seguir com o dedinho, para observarem a segmentação da escrita. Isto vai depender do nível de conhecimento de cada turma.
Eles poderão pintar com lápis de cor, os espaços existentes entre cada palavra, contar quantas estrofes e versos tem na poesia, as rimas existentes e os diminutivos.
Na atividade de número 5, temos a consciência fonológica, pois os alunos vão observar outras palavras que iniciam e terminam de acordo com os desenhos.Consciência fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas.
Conceito de consciência fonológica:
Consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. É a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som. Além disso, é quando sabemos que existem também termos grandes e pequenos; e que há frases (e uma segmentação nessas orações).
As demais atividades propõem a fixação das vogais e consoantes, a formação de palavras com algumas sílabas da poesia e quantidade de letras das palavras.
A interdisciplinaridade deve existir e sugiro conversas informais como:
➤Quais os presentes vocês darão para os seus pais?
➤Matemática: sistema monetário.
➤Tempo de quarentena: outras formas de compras.
➤Religião: a importância da família.
➤Profissões dos pais.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
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