Boa tarde amigos! Hoje eu trago para vocês atividades interativas para educação infantil - animais, ou seja atividades para alfabetização, para alunos do ensino fundamental 1.
O Dia Mundial dos Animais é comemorado todos os anos em 4 de Outubro.Tudo começou em Florença, Itália em 1931, em uma convenção de ecologistas. Neste dia, a vida animal em todas as suas formas é celebrada, e eventos especiais são planejadas em locais por todo o mundo.
O 4 de Outubro foi originalmente escolhido para o Dia Mundial dos Animais, porque é o dia da festa de São Francisco de Assis, um amante da natureza e padroeiro dos animais e do meio ambiente. Igrejas de todo o mundo reservam o domingo mais próximo da data para abençoar os animais.
Declaração universal dos direitos do animal:
Art. 4º) Todo animal pertencente a uma espécie selvagem tem direito a viver livre em seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático, e tem direito a reproduzir-se. Toda privação de liberdade, mesmo se tiver fins educativos, é contrária a este direito. Veja todos os artigos clicando aqui...
Com estas atividades interativas para educação infantil, os alunos vão ler a leitura sobre o zoológico e fazer as atividades de interpretação de texto.
Sabemos que os animais que vivem no zoológico são considerados selvagens. Vejam sobre os animais domésticos e selvagens abaixo.
Os animais foram criados para viver livres e soltos na natureza, em seu habitat natural onde encontram formas de se alimentar e sobreviver sozinhos. Esses animais que vivem na natureza sem receber a intervenção do homem em suas vidas são chamados de animais selvagens.
O homem foi amansando, domesticando alguns desses animais, tornando possível o seu convívio no nosso meio, utilizando alguns deles para seus interesses, como no trabalho, na alimentação, no transporte próprio e de coisas, e para brincar. A esses animais damos o nome de animais domésticos.
Os animais domésticos não têm medo da presença do homem. Pelo contrário, gostam de ter nossa companhia e de receber carinho. Se fizermos coisas que não gostam, podem assustar, avançando nas pessoas que estão por perto, pois essa é sua forma natural de defesa.
A leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura.
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são:
-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
Sabemos que os animais que vivem no zoológico são considerados selvagens. Vejam sobre os animais domésticos e selvagens abaixo.
Conceitos de animais domésticos e selvagens:
Os animais foram criados para viver livres e soltos na natureza, em seu habitat natural onde encontram formas de se alimentar e sobreviver sozinhos. Esses animais que vivem na natureza sem receber a intervenção do homem em suas vidas são chamados de animais selvagens.
O homem foi amansando, domesticando alguns desses animais, tornando possível o seu convívio no nosso meio, utilizando alguns deles para seus interesses, como no trabalho, na alimentação, no transporte próprio e de coisas, e para brincar. A esses animais damos o nome de animais domésticos.
Os animais domésticos não têm medo da presença do homem. Pelo contrário, gostam de ter nossa companhia e de receber carinho. Se fizermos coisas que não gostam, podem assustar, avançando nas pessoas que estão por perto, pois essa é sua forma natural de defesa.
A leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura.
As habilidades propostas para esta prática de linguagem são:
-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.
As atividades propostas para estas atividades interativas são: interpretação, unidades fonológicas como rimas e separação silábica, ortografia, caça-palavras, autoditado, companheiros, e sílabas tônicas.
As atividades propostas para estas atividades interativas são: interpretação, unidades fonológicas como rimas e separação silábica, ortografia, caça-palavras, autoditado, companheiros, e sílabas tônicas.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
Nenhum comentário:
Postar um comentário