LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - A GOTINHA LILI



Boa tarde amigos! Vejam o que eu acabei de criar com todo carinho para vocês, leitura e interpretação de texto - a gotinha Lili, tema do dia da água, atividades de ciências, para alunos do ensino fundamental I. 

Tendo em vista o tempo chuvoso que estamos vivenciando, resolvi criar estas atividades, sobre a chuva e a utilidade da água em nossa vida. A água é encontrada na natureza em três estados físicos, a saber: Líquido, Sólido e Gasoso, e aí está a gotinha, para mostrar o estado líquido.




Chuva é um fenômeno meteorológico que resulta da precipitação das gotas líquidas ou sólidas da água das nuvens sobre a superfície da Terra. 

Durante o fenômeno da precipitação, gotas pequenas crescem por difusão de vapor de água. A seguir, elas podem crescer por captura de gotas menores que se encontram em sua trajetória de queda, ou por outros fenômenos. 

Quando duas pequenas gotas d'água se unem e com isto formam somente uma gota, que possui dimensões maiores, dizemos que ocorreu um fenômeno denominado coalescência. 

A água é utilizada para consumo dos seres vivos, higiene e limpeza, na agricultura através da irrigação, na indústria, e também para facilitar o trabalho humano, como nos casos da roda d'água, do monjolo, das máquinas a vapor, além da produção de energia elétrica.

Sabemos que o ciclo da água é um movimento é infinito e circular. Ele ocorre através do processo de evaporação das águas da superfície (rios, lagos, oceanos, etc) do planeta Terra e também pela transpiração dos seres vivos. 

O ciclo da água é o permanente processo de transformação da água na natureza, passando de um estado para outro (líquido, sólido ou gasoso). O vapor de água, proveniente da evaporação, forma as nuvens na atmosfera. 

Cuidados nos dias de chuva:

➤ Use vestuário adequado, sapatos fechados e roupas leves;
➤ Carregue sempre um guarda-chuva ou uma sombrinha;
➤ Evite pisar em poças de água, elas podem conter sujeiras e causar doenças;
Procure abrigos em lugares seguros. Não fique debaixo de árvores e postes, que podem atrair raios.
➤ Fique dentro de casa e desligue aparelhos elétricos das tomadas.

Dicas para impressão das atividades:

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 

 
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Leitura e interpretação de texto,dia da água

Leitura e interpretação de texto,dia da água

Leitura e interpretação de texto,dia da água

Leitura e interpretação de texto,dia da água

Leitura e interpretação de texto,dia da água

Leitura e interpretação de texto,dia da água

                  Autoria das atividades: Adiléa Generoso 
             Siga-me no Instagram e na página do Facebook

                                           

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - A GOTINHA LILI LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO -  A GOTINHA LILI Reviewed by Adiléa Generoso on 24.1.20 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.