ATIVIDADES PARA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA - ALFABETIZAÇÃO



Boa noite amigos!Hoje eu trago para vocês estas atividades para consciência fonológica - alfabetização, para alunos do ensino fundamental I. 

São atividades para consciência fonológica, com o tema volta às aulas, nomes dos materiais escolares.

Considerada a capacidade de se refletir explicitamente sobre a estrutura sonora da palavra, tal consciência se refere a segmentos no nível de palavras, rimas, aliterações, sílabas e fonemas. 

atividades para consciência fonológica

Consciência fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas. A criança será ainda capaz de identificar que essas mesmas unidades se podem repetir em diferentes palavras. 

Níveis da consciência fonológica: 

➤Noção de palavra (capacidade de segmentar a frase em palavras, organizá-las e dar-lhe sentido); 
➤Noção de rima (capacidade de identificar rimas); 
➤Aliteração (capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema no início da palavra); 
➤Consciência silábica (capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas);
➤Consciência fonêmica (capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra).

A consciência fonológica pode ser entendida como um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas. (Bryant & Bradley, 1985). 

Nestas atividades educativas, os alunos deverão verificar as sílabas iniciais ou finais dos desenhos, de acordo com os enunciados, que são os desenhos de materiais escolares, volta às aulas, e circular o desenho que tem a mesma sílaba final.

As atividades estão prontas para imprimir. No blog Mistura de Alegria, você vai encontrar diversas atividades de alfabetização. 

Faça uma pesquisa do tema em questão na caixa de pesquisa que fica na barra lateral direita do blog.

Dicas para impressão das atividades:

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 


3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

atividades para consciência fonológica              atividades para consciência fonológica

atividades para consciência fonológica              atividades para consciência fonológica

atividades para consciência fonológica             atividades para consciência fonológica

atividades para consciência fonológica              atividades para consciência fonológica

                    Autoria das atividades: Adiléa Generoso 
           

                           

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


ATIVIDADES PARA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA - ALFABETIZAÇÃO ATIVIDADES PARA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA - ALFABETIZAÇÃO Reviewed by Adiléa Generoso on 16.1.20 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.