05/10/2019

MATERIAL PEDAGÓGICO NA ALFABETIZAÇÃO

Hoje eu vou ensinar para vocês, como fazer um material pedagógico para alfabetização, porta material de contagem, bem simples e super fácil. 

Este material pode ser usado nas aulas de matemática, com alunos das séries iniciais de alfabetização

Para dominar esta habilidade de contar, a criança precisa  fazer o uso de materiais concretos. É uma habilidade necessária ao desenvolvimento da capacidade de compreensão numérica. 

Material pedagógico na alfabetização

Para isso, o professor necessita oportunizar o envolvimento em situações de contagem, como: Contagem de materiais para entregar aos colegas, contagem de alunos presentes na turma e contagem de material concreto (blocos lógicos, material dourado ou mesmo sucata). 

O ato de contar está presente na vida cotidiana da criança. Siga esta dica pedagógica:

Este é um modelo bem simples que eu fiz, utilizando latinhas de balas dietéticas. Faça de acordo com o número de alunos da sua sala. Coloquei milho em todas as latinhas. Pode ser qualquer tecido. 

Eu usei um pano de chão, que é mais barato, costurei, fiz um arremate nas beiradas para ficar mais bonito e coloquei duas alças, para dependurar  o porta material na parede da sala de aula. 

Material pedagógico na alfabetização

Material pedagógico na alfabetização

O ideal é colocar o porta material bem baixo, para que as crianças possam alcançá-lo. A duas partes da latinhas são usadas nas situações de adição e subtração.

É necessário que  o(a) professor(a) tenha uma conversa explicando  o uso correto dos milhos, antes de ser usado. Que eles saibam cuidar, para não cair no chão, etc...

O(a) professor(a) vai escolher situações-problemas, operações e os alunos vão resolver com a ajuda destes materiais concretos. 

A intervenção do educador é essencial, questionando a criança sobre as ações realizadas (você contou todos elementos? Contou apenas uma vez? E se contássemos em outra ordem, quantos teriam? Qual o total de elementos? Por quê?).

 Autoria das atividades: Adiléa Generoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário