30/08/2016

DIVERSAS ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO, IMPRIMIR E COLORIR

Boa noite minha gente amiga! Mais atividades de alfabetização, ou seja autoditados, cruzadinhas, sílabas faltosas diferentes!.. 

Temos que usar diversas estratégias de ensino, com aulas diversificadas, para alcançarmos bons resultados na aprendizagem dos alunos. 

Estas atividades educativas poderão servir como tarefas de casa ou em sala de aula, para a fixação das sílabas introduzidas. Bom trabalho!

Atividades de alfabetização

Atividades de alfabetização             Atividades de alfabetização

Atividades de alfabetização            Atividades de alfabetização

Atividades de alfabetização            Atividades de alfabetização

Atividades de alfabetização            Atividades de alfabetização

Atividades de alfabetização            Atividades de alfabetização

29/08/2016

DIVERSAS CRUZADINHAS, ALFABETIZAÇÃO, IMPRIMIR E COLORIR

Boa tarde minha gente amiga! Vejam estas atividades de alfabetização, que eu acabei de fazer. 

São diversas cruzadinhas infantil, legais eu fiz, para os alunos das séries iniciais de alfabetização. Os passatempos devem fazer parte das diversas estratégias de ensino. 

Esta Sequência Didática enfoca atividades de análise, reflexão fonológica e de grafia de palavras. É de fundamental importância compreender as relações entre consciência fonológica e alfabetização. 

Por isso, faz-se necessário criar situações para que os alunos possam refletir sobre as formas orais e escritas das palavras. 

As capacidades de partir palavras em sílabas, descobrir palavras dentro de palavras, comparar palavras quanto ao tamanho, comparar palavras quanto a semelhanças sonoras (de suas sílabas, rimas ou fonemas iniciais), formar novas palavras trocando letras e outros. 

As habilidades propostas da BNCC
-(EF01LP27) Segmentar oralmente palavras em sílabas. 
-(EF01LP31) Reconhecer que alterações na ordem escrita dos grafemas provocam alterações na composição e no significado da palavra, fazendo corresponder fonemas e grafemas. 

Boa sugestão para a volta às aulas. O lúdico auxilia bastante no processo de aprendizagem.

Atividades de alfabetização

Atividades de alfabetização, Cruzadinhas            Atividades de alfabetização, Cruzadinhas

Atividades de alfabetização, Cruzadinhas             Atividades de alfabetização, Cruzadinhas

Atividades de alfabetização, Cruzadinhas             Atividades de alfabetização, Cruzadinhas

Atividades de alfabetização, Cruzadinhas             Atividades de alfabetização, Cruzadinhas

ATIVIDADES AVALIATIVAS DE PORTUGUÊS: 1º ANO ALFABETIZAÇÃO

Estas atividades educativas de português  para o 1º ano de  alfabetização contém atividades de autoditados, escritas dos nomes, vogais, alfabeto, etc...

O objetivo destas atividades é verificar quais capacidades os alunos já dominaram e em seguida fazer uma tabela para trabalhar as habilidades que não foram consolidadas.

Atividades avaliativas de português


Atividades avaliativas de português             Atividades avaliativas de português

Atividades avaliativas de português             Atividades avaliativas de português

Atividade diagnóstica para 1º ano alfabetização             Atividade diagnóstica para 1º ano alfabetização

28/08/2016

CAÇA-PALAVRAS DIFERENTES - ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO

Boa tarde minha gente amiga! Estou postando estas atividades de alfabetização que acabei de fazer. 

São caça-palavras diferentes, com nomes de animais, brinquedos, frutas, transportes e outros objetos. São atividades que podem ser trabalhadas com alunos do 1º ano, alunos com baixo desempenho, para casa, etc. 

Pesquisas sobre a construção da língua escrita pela criança mostram que , nesse processo, é preciso:

• diferenciar desenhos/grafismos (símbolos) de grafemas/letras
(signos);
• desenvolver a capacidade de reconhecimento global de palavras (que chamamos de leitura “incidental”, como é o caso da leitura de logomarcas em rótulos), que será depois responsável pela fluência na leitura;
• construir o conhecimento do alfabeto da língua em questão;
• perceber quais sons se deve representar na escrita e como;
• construir a relação fonema-grafema: a percepção de que as letras estão representando certos sons da fala em contextos precisos;
• perceber a sílaba em sua variedade como contexto fonológico
desta representação;
• até, finalmente, compreender o modo de relação entre fonemas e grafemas, em uma língua específica.

Estas atividades estão de acordo com a BNCC e tem como habilidades propostas:
- (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
- (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Ficará a critério de cada professor. Bom trabalho!!!
*Abrir as imagens (salvar imagem como). Depois imprimir do seu computador.

Atividades de alfabetização,caça-palavras

Atividades de alfabetização,caça-palavras             Atividades de alfabetização,caça-palavras

Atividades de alfabetização,caça-palavras             Atividades de alfabetização,caça-palavras

Atividades de alfabetização,caça-palavras             Atividades de alfabetização,caça-palavras

Atividades de alfabetização,caça-palavras             Atividades de alfabetização,caça-palavras

Atividades de alfabetização,caça-palavras             Atividades de alfabetização,caça-palavras

Atividades de alfabetização,caça-palavras             Atividades de alfabetização,caça-palavras
Autoria das atividades: Adiléa Generoso

OS CINCO SENTIDOS EDUCAÇÃO INFANTIL

Olá amigos, hoje eu trago para vocês estas atividades com os cinco sentidos educação infantil

O corpo humano é composto de cinco sentidos: a visão, o olfato, o paladar, a audição e o tato. 

Eles fazem parte do sistema sensorial, responsável por enviar as informações obtidas para o sistema nervoso central que, por sua vez, analisa e processa a informação recebida.


os cinco sentidos educação infantil

Essas capacidades estão relacionadas com órgãos ou partes do corpo humano (olhos, nariz, boca, ouvidos, mãos) e correspondem às percepções dos homens no mundo. 

As atividades estão prontinhas no jeito de imprimir e com isto, facilitar o trabalho dos profissionais da educação.

os cinco sentidos educação infantil                 os cinco sentidos educação infantil

os cinco sentidos educação infantil                 os cinco sentidos educação infantil

os cinco sentidos educação infantil                 os cinco sentidos educação infantil
Autoria das atividades: Adiléa Generoso