Olá amigos, hoje eu trago para vocês como se processa a introdução das sílabas e as fases da escrita educação infantil.
Todas as crianças passam pelas hipóteses de escritas
na fase de alfabetização. Todo professor deve se basear nessas fazes para propor atividades adequadas e que estimulem os alunos a evoluírem.
Neste nível o aluno pensa que se escreve com desenhos. As letras não significam nada para ele. A professora pede que ele escreva “bola”, por exemplo, e ele desenha uma bola, rabiscos, garatujas.
Segundo Nível – Pré-silábico II – Diferenciado
O aluno já sabe que não se escreve com desenhos. Ele já usa letras ou, se não conhece nenhuma, usa algum tipo de sinal ou rabisco que lembre letras. Nesse nível o aluno ainda nem desconfia que as letras possam ter qualquer relação com os sons da fala.
Ele só sabe que se escreve com símbolos, mas não relaciona esses símbolos com a língua oral. Acha que coisas grandes devem ter nomes com muitas letras e coisas pequenas devem ter nomes com poucas letras.
Acredita que para uma palavra possa ser lida ela deve ter pelo menos três símbolos. Caso contrário, para ele, “não é palavra, é pura letra”.
Terceiro Nível – Silábico
O aluno descobriu que as letras representam os sons da fala, mas pensa que cada letra é uma sílaba oral. Se alguém lhe pergunta quantas letras é preciso para escrever “cabeça”, por exemplo, ele repete a palavra para si mesmo, devagar, contando as sílabas orais e responde: três, uma para “ca”, uma para “be”, e uma para “ça”.
Dentro deste nível podemos identificar três fases importantes:
Quantitativo: para cada sílaba o aluno põe uma letra sem pensar na correspondência sonora.
Qualitativo: escreve para cada sílaba uma letra com correspondência sonora. Exemplo: para casa escreve “ca” ou “cz”.
Silábico-alfabético: ora escreve as sílabas completas (simples) e ora usa apenas uma letra para representá-la.
Quarto Nível – Alfabético
O aluno compreendeu como se escreve usando as letras do alfabeto. Descobriu que cada letra representa um som da fala e que é preciso juntá-las de um jeito que formem sílabas de palavras da nossa língua. Porém, inicialmente escrevem com fortes marcas da oralidade.
Dicas para impressão das atividades:
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
REVISTA AMAE - AGOSTO 1989
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