27/11/2012

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA - 1º ANO DE ALFABETIZAÇÃO

Boa tarde amigos! Vejam o que eu trago hoje para vocês. Esta avaliação diagnóstica para o 1º ano do Ensino Fundamental I. 

A avaliação diagnóstica coloca em evidência os aspectos fortes e fracos de cada aluno, sendo capaz de precisar o ponto adequado de entrada em uma seqüência da aprendizagem, o que permite a partir daí determinar o modo de ensino mais adequado.

A avaliação diagnóstica ajuda a identificar as causas de dificuldades específicas dos estudantes na assimilação do conteúdo. 

Através desta avaliação, o professor poderá criar uma tabela e assim diagnosticar quais capacidade os alunos não dominaram e dar início a um trabalho diferenciado e individual na sua turma. 


Avaliação diagnóstica

Avaliação diagnóstica             Avaliação diagnóstica

Avaliação diagnóstica              Avaliação diagnóstica

25/11/2012

VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PORTUGUÊS 1º ANO, NATAL, IMPRIMIR

Olá amigos, hoje eu trago para vocês esta avaliação de português, com o tema de natal, para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I.

Nesta avaliação tem 10 questões com o alfabeto, legendas, vogais e consoantes.

A avaliação está preparada no jeitinho de imprimir e vai facilitar a vida dos profissionais da educação. 

Os alunos participam das avaliações sistêmicas, por isto, necessitam de uma variedade de atividades, que possam facilitar a aprendizagem e com isto, alcançar bons resultados nestas avaliações.

O blog mistura de alegria traz sempre atividades educativas e atividades prontas para facilitar a vida dos profissionais da Educação! 

Navegue pelas categorias e veja as diversas atividades pedagógicas.

Avaliação de português

Capa avaliação português 4º bimestre           Avaliação português 4º bimestre

Avaliação português 4º bimestre           Avaliação português 4º bimestre


Avaliação português 4º bimestre

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ORTOGRAFIA B E D

Olá amigos, hoje eu trago para vocês esta leitura e interpretação  de texto ortografia B e D, para alunos do ensino fundamental 1. 

leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura. 


leitura e interpretação  de texto, ortografia B e D

  O prazer de ler está interligado não somente à necessidade da leitura, mas à aproximação estabelecida entre o sujeito leitor e o fascínio da obra literária.

A leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura.

Trabalhar com leitura de textos pequenos, leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular). 

Tem como objetos de conhecimento: 

-Decodificação/Fluência de leitura 
-Formação do leitor 
-Compreensão
- Estratégia de leitura. 


As habilidades propostas para esta prática de linguagem são: 

-(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 
-(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura. 
-(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global. 
-EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos. -(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.
-(EF35LP06) Recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais (de substantivos por sinônimos) ou pronominais (uso de pronomes anafóricos – pessoais, possessivos, demonstrativos) que contribuem para a continuidade do texto.

Ortografia é a parte da gramática normativa que ensina a escrever corretamente as palavras de uma língua. A competência para grafar corretamente as palavras está diretamente ligada ao contato íntimo com essas mesmas palavras.

Neste sentido, cabe ao professor utilizar diversas estratégias de ensino, para que os alunos possam aprender a escrever corretamente. 

As atividades desta leitura são: interpretação,  separação silábica, formação de palavras e fichas de leitura

Existem vários modelos de treinos ortográficos que contribuem para a aprendizagem. Todos nós sabemos o quanto é complicado o processo de alfabetização! 

São tantas regras ortográficas!...O aluno precisa ter acesso a várias atividades, que possam auxiliá-los.

leitura e interpretação  de texto, ortografia B e D              leitura e interpretação  de texto, ortografia B e D

leitura e interpretação  de texto, ortografia B e D              leitura e interpretação  de texto, ortografia B e D
              Autoria das atividades: Adiléa Generoso
                                          

23/11/2012

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 4º ou 5º ANO, IMPRIMIR

Olá amigos, vejam esta avaliação diagnóstica que eu acabei de fazer. 

É uma avaliação diagnóstica para alunos do 5º ano do Ensino fundamental I.

A avaliação diagnóstica ajuda a identificar as causas de dificuldades específicas dos estudantes na assimilação do conhecimento, tanto relacionadas ao desenvolvimento pessoal deles quanto à identificação de quais conteúdos do currículo apresentam necessidades de aprendizagem. 

Costumo dizer que ela possui três objetivos principais: 

➤Identificar a realidade de cada turma; 
➤Observar se as crianças apresentam ou não habilidades e pré-requisitos para os processos de ensino e aprendizagem; 
➤ Refletir sobre as causas das dificuldades recorrentes, definindo assim as ações para sanar os problemas.

Avaliação diagnóstica para 5º ano

  Avaliação diagnóstica português 4º ano       Avaliação diagnóstica português 4º ano

Avaliação diagnóstica português 4º ano       Avaliação diagnóstica português 4º ano

Avaliação diagnóstica português 4º ano       Avaliação diagnóstica português 4º ano

Avaliação diagnóstica português 4º ano

07/11/2012

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS 1º ANO, 4º BIMESTRE, TEMA NATAL, IMPRIMIR

Boa tarde amigos! O final do ano está chegando e já está quase na hora de verificarmos a aprendizagem dos alunos. 

Portanto, vejam o que eu trago hoje para vocês. Esta avaliação de português, 4º bimestre, com o tema de natal, para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I.

Avaliação português 4º bimestre


Esta avaliação traz as seguintes questões: leitura com interpretação de texto, numerar de acordo com os fatos, adjetivos, antônimos, separação de sílabas das palavras, formação de frases, plural, diminutivo e produção de texto.

São 11 questões a serem divididas com a pontuação que você achar que deve. 

O blog Mistura de Alegria traz sempre atividades educativas e atividades prontas para facilitar a vida dos profissionais da Educação! 

Basta você digitar a palavra na caixa de pesquisa, de acordo com o tema do seu interesse.

Avaliação de português 4º bimestre             Avaliação de português 4º bimestre

Avaliação de português 4º bimestre             Avaliação de português 4º bimestre
Autoria das atividades: Adiléa Generoso

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS PARA 5º ANO, 4º BIMESTRE, IMPRIMIR

Esta é uma avaliação de português para o 5º ano do Ensino Fundamental I. 

As atividades da avaliação tem questões de texto com interpretações, verbos, caça-palavras, pronomes, etc...  

A Avaliação está pronta para imprimir e passar para seus alunos.

São 9 questões a serem divididas com a pontuação que você achar que deve. 

O blog Mistura de Alegria traz sempre atividades educativas e atividades prontas para facilitar a vida dos profissionais da Educação! 

Basta você digitar a palavra na caixa de pesquisa, de acordo com o tema do seu interesse.


Avaliação de português

Avaliação de português para 5º ano           Avaliação de português para 5º ano

Avaliação de português para 5º ano           Avaliação de português para 5º ano

Avaliação de português para 5º ano            Avaliação de português para 5º ano

Avaliação de português para 5º ano