Você vai confeccionar um embrulho grande(saco), enfeitá-lo para ficar bem atraente, colocar dentro dele objetos ou brinquedos que atendam os seus objetivos propostos.
Isto é, se você introduzir a consoante B, coloque boneca, bola, bico, bala, brinquedos e objetos iniciados com a respectiva letra. Amarre e faça aquele momento prazeroso de muita expectativa para motivar os alunos. Mas lembrem de levar balas para repartir para os alunos. Eles vão adorar!...
Este será um momento para o desenvolvimento da oralidade, da escrita e da leitura. O(a) professor(a) vai chamar um aluno,ele vai pegar um objeto dentro do saco, sem olhar.
Em seguida vai falar o nome do objeto e escrever no quadro. Assim todas as crianças terão a oportunidade de observarem a escrita do nome. O aluno vai escrever do jeito dele. Quem dominou o sistema da escrita vai escrever corretamente.
Esta é uma atividade diagnóstica. Quando tudo terminar o(a)professor(a) vai escrever todas as palavras no quadro com a letra bastão.
Os alunos vão comparar as palavras pelo número de letras e de sílabas, podendo também formar frases com elas.
Propor esta sugestão de atividade, pode auxiliar o professor alfabetizador, na tarefa de tornar o cotidiano da sala de aula mais emocionante e significativo, em busca de propiciar à criança, oportunidades de viver plenamente a sua condição de ser criança, enquanto se apropria dos conhecimentos científicos, condições necessárias para o desenvolvimento em funções psicológicas superiores.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso