Este é mais um gênero textual, atividades com bilhetes para alfabetização, que está de acordo com a BNCC e com os guias de alfabetização.
Campo de atuação:
É um campo da vida cotidiana - Campo de atuação relativo à participação em situações de leitura,
próprias de atividades vivenciadas cotidianamente por crianças, adolescentes, jovens e adultos, no
espaço doméstico e familiar, escolar, cultural e profissional.
Atividades de bilhetes para a alfabetização possibilitam ao aluno a compreensão, identificação e a finalidade deste gênero textual, observando os diversos contextos de sua utilização.
A prática de linguagem é:
Leitura/escuta(compartilhada e autônoma) e o objeto de conhecimento é:Compreensão em leitura.
Alguns gêneros textuais deste campo: agendas, listas, bilhetes, recados, avisos, convites, cartas, cardápios, diários, receitas, regras de jogos e brincadeiras.
As habilidades propostas são:
- (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, bilhetes, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
- (EF01LP13) Identificar a função sociocomunicativa de textos que circulam em esfera social das quais participa, reconhecendo para que tais textos foram produzidos, onde circulam, quem produziu, a quem se destinam.
A dica é recortar estes modelos, colar nos cadernos dos alunos, e passar as atividades na lousa.
Esta atividade consiste em trabalhar diferentes bilhetes, sua função e na sexta-feira pedir aos alunos para elaborar um bilhete.
Com esta atividade podemos trabalhar os 5 eixos:
1-Compreensão,valorização da cultura escrita;
2-Apropriação do sistema da escrita;
3-Leitura;
4-Produção da escrita;
5-Desenvolvimento da oralidade.
Atividades de bilhetes para a alfabetização possibilitam ao aluno a compreensão, identificação e a finalidade deste gênero textual, observando os diversos contextos de sua utilização.
A prática de linguagem é:
Leitura/escuta(compartilhada e autônoma) e o objeto de conhecimento é:Compreensão em leitura.
Alguns gêneros textuais deste campo: agendas, listas, bilhetes, recados, avisos, convites, cartas, cardápios, diários, receitas, regras de jogos e brincadeiras.
As habilidades propostas são:
- (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, bilhetes, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
- (EF01LP13) Identificar a função sociocomunicativa de textos que circulam em esfera social das quais participa, reconhecendo para que tais textos foram produzidos, onde circulam, quem produziu, a quem se destinam.
A dica é recortar estes modelos, colar nos cadernos dos alunos, e passar as atividades na lousa.
Esta atividade consiste em trabalhar diferentes bilhetes, sua função e na sexta-feira pedir aos alunos para elaborar um bilhete.
Com esta atividade podemos trabalhar os 5 eixos:
1-Compreensão,valorização da cultura escrita;
2-Apropriação do sistema da escrita;
3-Leitura;
4-Produção da escrita;
5-Desenvolvimento da oralidade.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria
TRABALHANDO COM BILHETES EM SALA DE AULA:GÊNEROS TEXTUAIS
Reviewed by Adiléa Generoso
on
23.5.11
Rating:
Muito boa esta sugestão.
ResponderExcluirAdorei.
Vou usar com minha turma.
Obrigada!!!!
Ótima sugestão!
ResponderExcluirParabéns, gostei muito! Espero sempre encontrar por aqui atividades com essa qualidade!
ResponderExcluirAdileia ,obrigada pelas atividades do 1 ano ,estao me ajudando muito. pode me ajudar com geografia e historia ? Fico muito grata,preciso de uma prova . Adoro tudo ai e tbm ajudo minhas amigas com suas ayividades. Nos agradecemos muito . Fatima.A tbm se for possivel mande um diagnostico do 5 ano preparando para o proeb,so vc pode me ajudar. Que Deus a ilumine. abraços
ResponderExcluirAs atividades são ótimas e vão me ajudar bastante. Obrigado!
ResponderExcluirGOSTEI DA SUGESTÃO, MUITO BOA!!!
ResponderExcluirMuito boa essa atividade, trabalhei com meus alunos e foi o´timo o resultado.
ResponderExcluirAdorei suas atividades sobre bilhetes trabalho com ALFATETIZAÇAO de jovens e adultos e estou justamente introduzindo o bilhete parabens
ResponderExcluiratividade muito boa.
ResponderExcluirBoa tarde, na minha escola, pedem que eu coloque todas as metodologias usadas para realização dessa aula no plano de aula do Sge. Teria como me ajudar? Obrigada!
ResponderExcluirMuitoooo obrigada, pelas atividades.
ResponderExcluirFico agradecida pelas atividades. Parabéns pelas publicações que contribuem bastante para o desenvolvimento de nossos educandos.
ResponderExcluir