06/12/2010

SÍMBOLOS DO NATAL: IMPRIMIR E COLORIR

Olá amigos, hoje eu trago para vocês os símbolos do natalÉ importante conhecer deles. 

Os símbolos do Natal representam o cenário da comemoração dessa grande festa cristã. É por isso que nessa altura do ano os encontramos espalhados por todos os cantos. 

Símbolos do natal

Com origens em épocas distintas, cada um dos símbolos surge não só porque são bonitos e trazem mais beleza e alegria à festa, mas porque todos eles têm uma curiosa história para contar e, desta forma, transmitem uma mensagem.

Símbolos do natal

1- Estrela

A estrela de Natal foi aquela que indicou aos reis magos onde Jesus estava, pois queriam adorá-lo. Seguindo a estrela os magos puderam encontrar o Menino, que tinha nascido em Belém, daí ela ser conhecida também como Estrela de Belém.

2- Sinos

O sino de Natal é o símbolo que representa o anúncio do nascimento de Jesus. Isso porque, além de sinalizar as horas, o toque dos sinos avisa as pessoas para se reunir para um acontecimento.

3-Velas

Diz-se que, na Alemanha, um senhor costumava colocar velas na sua janela para iluminar o caminho dos viajantes. Assim, as velas natalinas assumem o papel de representar a luz que o nascimento de Jesus traz para a vida das pessoas, porque ele veio para dissipar as trevas, a escuridão.

4-Presépio

O primeiro presépio data de 1223 e foi montado na Itália por São Francisco de Assis, que queria mostrar aos fiéis como teria nascido Jesus.Inicialmente era feito apenas nas igrejas, até a sua montagem nas casas se tornar tradição.Trata-se de uma representação do cenário em que o Menino Jesus nasceu.

5-Anjo

Os anjos representam a figura de Gabriel, o anjo que anunciou à Maria que ela daria à luz a Jesus.Por isso, eles são tão importantes nas ornamentações de Natal. Tal como Gabriel, os anjos, que exercem o papel de mensageiros de Deus, anunciam ao povo o nascimento de Jesus.

6-Bolas

As bolas que decoram principalmente a árvore de Natal representam os frutos das árvores.

7- A árvore

A árvore é, por tradição, um pinheiro. Isso porque o pinheiro é a única árvore que consegue manter suas folhas mesmo no frio intenso. Assim, simboliza vida e esperança.

8- Papai Noel

A figura do Papai Noel surge a partir dos gestos de bondade do bispo chamado Nicolau.Segundo a lenda, ele lançava moedas de ouro para as chaminés das casas dos mais necessitados na Turquia, tendo sido reconhecido pela igreja como santo.

9- Coroa do advento

A coroa do Advento é uma espécie de guirlanda onde se coloca quatro velas, uma para cada semana antes do Natal.Muito mais do que um bonito objeto de decoração, para os cristãos a coroa do Advento é um anúncio do Natal. O seu formato simboliza eternidade e as suas folhas verdes, a esperança.

10- Guirlanda

As guirlandas remontam à antiguidade e surgiram em Roma.Elas são um sinal de boas-vindas para quem nos visita nessa época festiva. É por isso que é tradição pendurá-las na porta principal das casas.

11- Cartão de natal

Os cartões de Natal surgem como símbolo na medida em que enviar postais com uma mensagem bonita nessa quadra festiva tornou-se uma tradição entre família, amigos e clientes.

12-Peru

O peru é um dos pratos mais requisitados para a ceia de Natal e que representa fartura.

13- Ceia

Mais do que um jantar recheado de coisas apetitosas, a ceia representa a confraternização e união das famílias.

14- Presentes de natal

é um costume que se relaciona com os Reis Magos, os quais levaram a Jesus ouro, incenso e mirra, cada qual com um significado próprio: o ouro simboliza a realeza; o incenso, a divindade; e a mirra, os aspectos humanos de Jesus.

15- Panetone

De origem italiana, diz a lenda que Toni, empregado de uma padaria, estava exausto do trabalho decorrente das encomendas no Natal. Por esse motivo, acabou se enganando quando fazia um pão para a ceia da família do seu patrão na véspera do Natal.


Veja também: símbolos do natal


Símbolos do natal             Símbolos do natal
Autoria das atividades: Adiléa Generoso

22/11/2010

NATAL- PRODUÇÃO DE TEXTO

Olá amigos, acabei que criar esta produção de texto ensino fundamental - natal, para alunos do ensino fundamental I.

produção de texto foi elaborada com cenas mudas para que os alunos possam ordená-las e em seguida escrevam um texto.


Cenas mudas para produção de texto-natal

A prática da leitura e da escrita pode ser desenvolvida de diferentes formas no ambiente escolar e não escolar, porém, o que se faz necessário destacar é que estas práticas contribuem amplamente no aprimoramento e desenvolvimento da leitura e da escrita. 

Os alunos possuem muita dificuldade em leitura e produções de texto. Portanto, devemos inovar com possibilidades para incentivá-los tanto a ler como escrever. 

O nosso desafio enquanto mestres responsáveis pelos processos de ensino aprendizagem é criar situações para que permita o aluno a ter prazer em ler. Assim estaremos formando grandes leitores e escritores para uma nova sociedade. 

Produção de texto para 1º ano tem como objetivos: 

- Escrever segundo princípio alfabético; 
- Desenvolver no aluno o gosto pela leitura; 
- Dar condições para que o aluno faça suas produções de forma espontânea; 
- Aperfeiçoar quanto à produção de textos em geral; 
- Ser capaz de proceder autocorreção dos textos; 
- Compreender as leituras produzidas; 
- Demonstrar segurança em sua escrita e raciocínio lógico; 
- Priorizar a leitura, interpretação e a escrita como fonte de formação e informação; 
- Auxiliar no processo de desenvolvimento da escrita. 

Dicas para impressão das atividades: 

1-Clicar na imagem. Ela deverá aparecer em um fundo preto. 

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 

19/11/2010

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA:SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Olá amigos hoje eu trago para vocês uma sugestão de atividade para o dia da consciência negra, que realizei na escola com a participação dos alunos.

No Dia da Consciência Negra, cabe relembrar que a luta pela abolição da escravidão no Brasil remonta aos tempos dos quilombos, com a tragédia épica do líder negro Zumbi, da República dos Palmares, na Serra da Barriga, em Alagoas, no século XVII.

Apresentação cívica com hasteamento da Bandeira Nacional( dia da Bandeira) hino Nacional.

Os alunos apresentaram a história da Bonequinha Preta e em seguida duas alunas leram este poema. 

O restante da turma usou algemas pretas, feitas com papel crepom, ficando com o olhar para baixo, simbolizando a humildade, a obediência e quando apareceu a palavra ESCRAVIDÃO no poema, eles ergueram os braços algemados. 

Consciência negra


Seguindo a leitura, a dica era para baixar a cabeça novamente quando ouvissem a palavra LIBERTAÇÃO. Naquele momento todos ergueram os braços e se libertaram, colocando as algemas simbólicas numa vasilha. 

Para concluir as apresentações eu fiz uma corrente com estas argolas feitas com palavras. Desmanchava uma a uma, os alunos liam, eu comentava e as colocava na vasilha. 

Após ler todas as argolas da corrente, eu coloquei fogo, demonstrando que, precisamos quebrar muitas algemas em nossa vida. Algemas que falam de questões universais que impedem a construção de um mundo mais justo, com direitos iguais. 

Finalizando os alunos ouviram a música de Clara Nunes, O CANTO DAS TRÊS RAÇAS. Eles dançaram e levantaram os braços cantando junto o refrão. Foi muito significativo!!! 

Consciência negra Consciência negra Consciência negra






Autoria das atividades: Adiléa Generoso

16/11/2010

A BONEQUINHA PRETA - DONWLOAD, CONSCIÊNCIA NEGRA

Hoje eu trago para vocês a história da Bonequinha preta.

Dia da consciência negra

No dia 20 de novembro, dia em que morreu o Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, foi criada esta data, para servir como conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.

A homenagem a Zumbi foi justa, pois ele lutou e morreu em combate defendendo o seu povo e a sua comunidade.

Esta atividade tem como objetivo trabalhar o tema  consciência negra, através de uma dramatização. Podemos abordar questões atuais e problemas universais tais como: racismo, preconceito, obediência, respeito ao próximo, amor e egoísmo. 

Em geografia o livro aponta conceitos
de bairro, rua, parque, ponte, entre outros. Use a sua criatividade e boa sorte!!!




15/11/2010

AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 5 ANO

Olá amigos, hoje eu trago para vocês estes avaliação de matemática 5 ano do Ensino Fundamental 1. 

É uma avaliação diagnóstica. As atividades da avaliação tem questões com figuras geométricas, frações, numerais, gráficos e tabelas.

A avaliação de matemática 5 ano está pronta para imprimir e passar para seus alunos. 

São ao todo 14 questões a serem divididas com a pontuação que você achar que deve. 

O blog Mistura de Alegria traz sempre atividades educativas e atividades prontas para facilitar a vida dos profissionais da Educação! 

Basta você digitar a palavra na caixa de pesquisa, de acordo com o tema do seu interesse.

Simulados de matemática 5º ano

  Avaliação de matemática 5º ano        Avaliação de matemática 5º ano

Avaliação de matemática 5º ano           Avaliação de matemática 5º ano      

11/11/2010

ESTUDANDO O TERRITÓRIO DO ALTO JEQUITINHONHA, O SEU MUNICÍPIO, IMPRIMIR

Território do Alto Jequitinhonha     Território do Alto Jequitinhonha
PEDIR AO ALUNO PARA COLORIR O SEU MUNICÍPIO


Atenção!!! Se você pertence a esse TERRITÓRIO aproveite as dicas de atividades. São 21 cidades, portanto, são diversas professoras que poderão usufruir. BOM TRABALHO!!!

10/11/2010

CAPAS PARA ATIVIDADES REMOTAS - NATAL

Fiz uma coletânea de capas para atividades remotas com o tema de natal, para todas as disciplinas. 

natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente em 25 de dezembro. A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias. 


A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias.

Os símbolos do Natal representam o cenário da comemoração dessa grande festa cristã. É por isso que nessa altura do ano os encontramos espalhados por todos os cantos.

Cada professor escolhe a melhor maneira de entregar os resultados das avaliações para os pais. Alguns colocam as avaliações dentro de pastas, outros dentro de envelopes pardos. Assim vão usar as capas de acordo com a escolha.

Estas capas para avaliações contém desenhos relacionados com os símbolos de natal. Elas também poderão servir como capas para atividades, que foram realizadas neste 4º bimestre.

Dicas para impressão das atividades: 

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto. 

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.


3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.


  Capa avaliações do 4º bimestre           Capa avaliações do 4º bimestre

Capa avaliações do 4º bimestre            Capa avaliações do 4º bimestre

Capa avaliações do 4º bimestre             Capa de avaliação - 4º bimestre-natal

Capa de avaliação - 4º bimestre-natal             Capa de avaliação - 4º bimestre-natal

Capa de avaliação - 4º bimestre-natal            Capa de avaliação - 4º bimestre-natal

Capa avaliações do 4º bimestre            Capa avaliações do 4º bimestre

Capa avaliações do 4º bimestre            Capa avaliações do 4º bimestre

Capa avaliações do 4º bimestre             

Capa avaliações do 4º bimestre              Capa avaliações do 4º bimestre

Capa avaliações do 4º bimestre              Capa avaliações do 4º bimestre

Capa avaliações do 4º bimestre