01/03/2010

VARAL DE CORDÉIS INFANTIS - ATIVIDADES DE CORDÉIS

Hoje eu trago para vocês cordéis infantis. São diversos cordéis de Tárcio Costa e Daniel Fiuza ( cordel das crianças) e de Adiléa Márlia Isaltino Generoso (minha autoria).

Aqui estão algumas atividades de cordéis, que estão sugeridos pela BNCC, sendo 4 (quatro) da minha autoria. 

Atividades com cordéis alfabetização

As habilidades propostas são:


-(EF35LP21) Ler e compreender, de forma autônoma, textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
-(EF35LP27)  Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.
-(EF04LP27) Recitar cordel e cantar repentes e emboladas, observando as rimas e obedecendo ao ritmo e à melodia.

Conceito de cordéis 

Os cordéis são uma forma tradicional de literatura popular brasileira, especialmente conhecida no Nordeste. Eles são caracterizados por seu formato de folhetos, geralmente impressos em papel barato e vendidos em feiras, mercados e ruas. Aqui estão alguns pontos importantes sobre os cordéis: 

Origem e História 

Influências: A tradição do cordel tem raízes na poesia popular europeia, como os romances e baladas medievais, além de influências da cultura indígena e africana. 
Popularização: O cordel se tornou especialmente popular no Brasil a partir do século XIX, com a chegada da imprensa e a disseminação da literatura de cordel em formato de folheto. 

Características 

1-Poesia em Estrofes: Os textos geralmente são escritos em forma de rimas e métricas, utilizando estrofes que muitas vezes seguem uma estrutura fixa, como o sexteto ou a décima. 
2-Temas Variados: Os cordéis abordam uma grande variedade de temas, incluindo: 
      -Lendas e mitos 
      -Histórias de heróis e figuras populares (como Lampião) 
      -Questões sociais e políticas   
      -Amores e desamores 
      -Festas e tradições regionais 
3-Ilustração: As capas dos folhetos costumam ter xilogravuras – ilustrações feitas em madeira – que ajudam a contar a história ou a dar vida ao tema. 

Função Social 

.Transmissão Cultural: Os cordéis são uma forma de preservar e transmitir a cultura popular, contando histórias que refletem a vida, os costumes e a identidade do povo nordestino. 
.Crítica Social: Muitos cordéis têm uma forte crítica social, abordando injustiças, desigualdades e questões pertinentes à vida do povo. 
.Participação Comunitária: Muitas vezes, os cordéis são lidos e recitados em festas e eventos comunitários, promovendo a oralidade e a interação social.

Os cordéis são mais do que uma forma de literatura; eles são uma parte essencial da cultura brasileira, especialmente no Nordeste. Eles oferecem uma rica mistura de arte, história e crítica social, refletindo as vozes e os sentimentos de um povo.

Este gênero textual deve ser trabalhado em sala de aula. A literatura de cordel é um tipo de poema popular, oral e impressa em folhetos, geralmente expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome.

Tem como objetivos despertar o gosto e o desejo pela leitura, avançar no processo de apropriação do sistema de escrita e ler compreendendo globalmente as palavras.

Cordel da família, gênero textual, alfabetização                  Cordel da família, gênero textual, alfabetização

Texto sobre a ave patativa,Cordel infantil, gênero textual, alfabetização                   Biografia de Patativa do Assaré

Cordel Patativa de Assaré                   Cordel Patativa de Assaré

Cordel Patativa de Assaré                   Cordel Patativa de Assaré

Atividade de cordel, meio ambiente

Cordel da pescaria,Cordel infantil, gênero textual, alfabetização                   Cordel da pescaria,Cordel infantil, gênero textual, alfabetização

Cordel da pescaria,Cordel infantil, gênero textual, alfabetização                   Cordel do cavalinho,Cordel infantil, gênero textual, alfabetização

Cordel do cavalinho,Cordel infantil, gênero textual, alfabetização                   Cordel do cavalinho,Cordel infantil, gênero textual, alfabetização

Cordel da cadelinha,Cordel infantil, gênero textual, alfabetização                   Cordel da cadelinha,Cordel infantil, gênero textual, alfabetização

Cordel do gatinho,Cordel infantil, gênero textual, alfabetização                   Cordel do gatinho,Cordel infantil, gênero textual, alfabetização

Cordel brincadeira de crianças,alfabetização                   Cordel brincadeira de crianças,alfabetização

Cordel Júlia, Julinha,alfabetização                   Cordel Júlia, Julinha,alfabetização

Cordel infantil, gênero textual, alfabetização                   Cordel infantil, gênero textual, alfabetização

Cordel da dengue,Cordel infantil, gênero textual, alfabetização                   Cordel da dengue,Cordel infantil, gênero textual, alfabetização

Cordel João Valentino,Cordel infantil, gênero textual, alfabetização                   Cordel palhacinho de cordel

Cordel palhacinho de cordel                   Cordel palhacinho de cordel

Cordel da família,Cordel infantil, gênero textual, alfabetização                   Cordel vaca Estrela e boi Fubá,alfabetização

Cordel das crianças,Cordel infantil, gênero textual, alfabetização                   Cordel o vovô e a vovó,Cordel infantil, gênero textual, alfabetização

Cordel o voo do Patativa,Cordel infantil, gênero textual, alfabetização                   Cordel o voo do Patativa,Cordel infantil, gênero textual, alfabetização

Cordel Viva a mãe natureza,Cordel infantil, gênero textual, alfabetização





ESTES CORDÉIS SÃO DOS POETAS CORDELISTAS: TÁRCIO COSTA,  DANIEL FIUZA E  ADILÉA MÁRLIA ISALTINO GENEROSO (MINHA AUTORIA)
TRABALHAR OS CORDÉIS SEPARADAMENTE.

13 comentários:

  1. Boa tarde Adiléia!!!
    Parabéns pelo blog, perfeito!!!
    Copiei alguns cordéis para trabalhar com a minha turminha.
    Obrigada, muito obrigada!
    Fátima

    ResponderExcluir
  2. olá! boa noite!! estamos trabalhando cordel e esse blog nos ajudou muitissimo.

    ResponderExcluir
  3. Menina é show esse varal de cordel vou utilizar em um cenário no aniversário de 1 ano do meu filho, o tema será o Rei do Cangaço.
    Thaís

    ResponderExcluir
  4. Seu cordel está um luxo, maravilhoso para trabalhar na alfabetização é o que vou fazer

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por seu excelente trabalho, seus cordéis vão ajudar crianças carentes da periferia de Santana de Parnaíba, SP a conhecer e valorizar a cultura de seus ancestrais, tndo assim orgulho de suas raízes nordestinas.

    ResponderExcluir
  6. Muito , lindo, espetacular.parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Muito mim interessa,estou trabalhando em sala . São muito bons.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo trabalho e obrigada por compartilhar!!

    ResponderExcluir