30/03/2010

ATENÇÃO

EI!!!!! PSIU!!!!! VOCÊ AI QUE ME VISITA NESTE INSTANTE. PRECISO SABER SE VOCÊ ESTÁ GOSTANDO DAS ATIVIDADES. PARE SÓ UM POUQUINHO E DEIXE TAMBÉM UM COMENTÁRIO. TUDO FOI FEITO COM MUITO CARINHO PRÁ VOCÊ !! RETRIBUA.

POESIA AS BORBOLETAS, VINÍCIUS DE MORAES PARA IMPRIMIR E COLORIR

poesia estimula a leitura e a escrita, sua musicalidade e seu caráter rico em imaginário são particularmente mais encantadores para as crianças do que os rígidos e técnicos textos científicos e possuem mais potencial para despertar o interesse do aluno no código linguístico.

Objetivos da poesia: Estimular a imaginação, a capacidade de abstração e interpretação, e expressão artística; Aumentar o vocabulário e as formas de se compreender a realidade (óticas); Trabalhar a linguagem oral e escrita; Desenvolver raciocínio lógico e coordenação motora.

Poesia as borboletas e interpretação

Poesia as borboletas e atividades      Poesia as borboletas e atividades

Poesia as borboletas e atividades

29/03/2010

PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVA - GATINHA

Boa noite amigos. hoje eu trago para vocês esta linda produção de texto coletiva - gatinha. 

A produção de texto educação infantil é uma ótima atividade de alfabetização e é necessária para que o aluno possa desenvolver o gosto pela leitura e escrita. 

A produção de texto é o ato de expor por meio de palavras as ideias, sendo uma ação deveras importante. 

Esta atividade deve estar registrada no planejamento semanal do professor, principalmente quando se trabalha com os diversos gêneros textuais em sala de aula. 

Produção de texto 1º ano de alfabetização

Produção de texto 1º ano de alfabetização

Produção de texto 1º ano de alfabetização

Produção de texto 1º ano de alfabetização

Produção de texto 1º ano de alfabetização                 Produção de texto 1º ano de alfabetização
Autoria das atividades: Adiléa Generoso

28/03/2010

POEMA O ELEFANTINHO, VINÍCIUS DE MORAES COM ATIVIDADES PARA IMPRIMIR

A poesia estimula a leitura e a escrita, sua musicalidade e seu caráter rico em imaginário são particularmente mais encantadores para as crianças do que os rígidos e técnicos textos científicos e possuem mais potencial para despertar o interesse do aluno no código linguístico. 

Objetivos de trabalhar com poesias: desenvolver interesse pela leitura (e todo o código linguístico) através da poesia; Instigar disciplina (noção de ordem, respeito, momento de falar e ouvir, vez etc.); Incentivar a produção criativa através de um fim musical e prazeroso; Desenvolver o emocional através da compreensão dos sentimentos.

Poema o elefantinho e interpretação

Poesia o elefantinho e atividades     Poesia o elefantinho e atividades

Poesia o elefantinho e atividades




Autoria das atividades: Adiléa Generoso 

POESIA, A JOANINHA E INTERPRETAÇÃO PARA IMPRIMIR

A poesia para as crianças vem de encontro ao desenvolvimento da imaginação, da expressão e da sensibilidade, assim como, o desenvolvimento da prática reflexiva que leva à criança a novas percepções, aguça a sensibilidade, a cognição e a imaginação. 

Este gênero literário, quando visto como brincadeira, como jogo de palavras; ao ser memorizado e repetido, possibilita às crianças atentarem não só aos conteúdos, mas também à forma, aos aspectos sonoros da linguagem, como ritmos e rimas, além das questões culturais e afetivas envolvidas. 

Assim, ao realizar com freqüência a leitura de poesias, o professor estará propiciando às crianças oportunidade para que conheçam as características próprias deste, isto é, podendo senti-lo e identificá-lo quando escutado ou lido pela criança.

Poesia a Joaninha e interpretação

Poesia a joaninha e atividades   Poesia a joaninha e atividades

Poesia a joaninha e atividades





Autoria das atividades: Adiléa Generoso

POEMA O PASSARINHO FOFOQUEIRO COM ATIVIDADES PARA IMPRIMIR

Veja que lindo este poema! Com este poema várias atividades podem ser trabalhadas. Aproveitem para trabalhar a segmentação da escrita, rimas, letras iniciais de palavras, etc...

Ao se introduzir a poesia nas classes de educação Infantil, deve-se lembrar que as cantigas populares e folclóricas, as canções de ninar, os versos de roda e os jogos são as experiências mais próximas que as crianças pequenas têm no campo da poesia. 

E a maneira mais fácil de se tratar poesia com as crianças é apresentá-las: lendo, declamando, escutando, sentindo. Não descartando as que já sabem, mas sim aproveitando sua vivência para o trabalho com poetas que escrevem e escreveram para elas.  

Poema o passarinho fofoqueiro e interpretação

Poema passarinho fofoqueiro atividades       Poema passarinho fofoqueiro atividades

Poema passarinho fofoqueiro atividades




Autoria das atividades: Adiléa Generoso