OS OBJETIVOS DESTA LEITURA SÃO: TRABALHAR COM DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS( E-MAIL) E IDENTIFICAR MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
24/02/2010
DITADOS DE PALAVRAS: AUTODITADO E FIXAÇÃO DO S COM SOM DE Z, X, CH, Ç,
FOLHA 1: vaso- mesa- casa
asa- tesoura- rosa
casaco- besouro- laço
palhaço- coração- carroça- maçã
taça- poço- braço-onça
FOLHA 2: peixe- lixo- chicote-chuva
bexiga- chapéu- cachimbo- abacaxi
chupeta- caixa- chinelo- chave
chuchu- machado- xarope- xícara
tacho- cacho- xale- xadrez
bexiga- chapéu- cachimbo- abacaxi
chupeta- caixa- chinelo- chave
chuchu- machado- xarope- xícara
tacho- cacho- xale- xadrez
23/02/2010
MÚSICAS INFANTIS - NUMERAIS
Hoje eu trago para vocês músicas infantis - numerais. A música possui um papel importante na educação das crianças.
Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem.
Cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável da criançada.
Por isto, hoje eu trago para vocês estas atividades com as músicas dos numerais, para facilitar a aprendizagem dos alunos.
As atividades já estão prontinhas no jeito de imprimir.
17/02/2010
CONTO DE FADA RAPUNZEL
Olá amigos, hoje eu trago para vocês, conto de fada Rapunzel , para alunos do ensino fundamental I.
O Conto é narrativa breve escrita em prosa, sendo mais curto que o romance e a novela. Tal qual um texto narrativo, ele envolve enredo, personagens, tempo e espaço.
Sobre o conto, afirma Eça de Queirós, um dos maiores representantes da literatura portuguesa:
“No conto tudo precisa ser apontado num risco leve e sóbrio: das figuras deve-se ver apenas a linha flagrante e definidora que revela e fixa uma personalidade; dos sentimentos apenas o que caiba num olhar, ou numa dessas palavras que escapa dos lábios e traz todo o ser; da paisagem somente os longes, numa cor unida.”
O conto de fadas é um gênero textual que consiste em uma história curta, onde elementos imaginários se misturam a elementos reais.
Rapunzel (1698)
O conto foi escrito originalmente por Charlotte-Rose de Caumont de La Force e publicado em 1698. Em 1815, foi adaptado pelos irmãos Grimm.
Na obra, o pai de Rapunzel rouba rabanetes da plantação de uma bruxa vizinha para satisfazer os desejos de gravidez de sua esposa. A bruxa o pega em flagrante e decide perdoá-lo pelo roubo, desde que a criança seja oferecida a ela após o nascimento.
Rapunzel é então criada pela bruxa e vive anos isolada em uma torre. O único acesso ao local dá-se quando a jovem joga seus longos cabelos através de um janela, para que eles sirvam de corda.
Um príncipe que costuma ouvir a voz de Rapunzel, ao passar pelo local, descobre como chegar até ela. Os dois se apaixonam e após uma série de obstáculos, conseguem ficar juntos.
Na história original, Rapunzel dá à luz um casal de gêmeos. Nas adaptações feitas para desenhos animados e filmes, essa parte do conto não foi contemplada.
O conto de fadas é um gênero textual que consiste em uma história curta, onde elementos imaginários se misturam a elementos reais.
Rapunzel (1698)
O conto foi escrito originalmente por Charlotte-Rose de Caumont de La Force e publicado em 1698. Em 1815, foi adaptado pelos irmãos Grimm.
Na obra, o pai de Rapunzel rouba rabanetes da plantação de uma bruxa vizinha para satisfazer os desejos de gravidez de sua esposa. A bruxa o pega em flagrante e decide perdoá-lo pelo roubo, desde que a criança seja oferecida a ela após o nascimento.
Rapunzel é então criada pela bruxa e vive anos isolada em uma torre. O único acesso ao local dá-se quando a jovem joga seus longos cabelos através de um janela, para que eles sirvam de corda.
Um príncipe que costuma ouvir a voz de Rapunzel, ao passar pelo local, descobre como chegar até ela. Os dois se apaixonam e após uma série de obstáculos, conseguem ficar juntos.
Na história original, Rapunzel dá à luz um casal de gêmeos. Nas adaptações feitas para desenhos animados e filmes, essa parte do conto não foi contemplada.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
15/02/2010
ALFABETO CENTOPEIA - PARA IMPRIMIR
Vejam este alfabeto centopeia, ideal para turmas de alfabetização.
Aproveitem para trabalhar com as letras iniciais dos nomes dos alunos, sequência e como cartaz para a sala de aula.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso