PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVA SOBRE O CARVÃO



Olá amigos, hoje eu trago para vocês esta atividade de produção de texto coletiva que fala sobre o carvão vegetal, desmatamento e queimadas. 

Achei importante criar esta postagem, para ajudar na conscientização, sobre o grave problema ocorrido na Amazônia, com as queimadas e com os resultados nas pesquisas que mostram o aumento da produção de carvão vegetal, favorecendo a retirada de madeira da Amazônia, de forma não-autorizada. O desmatamento da Amazônia 2019  é um tema de alerta e de preocupação mundial.

Será necessário mostrar para os alunos, através de conversas informais, os prós e os contras da produção de carvão e as necessidades básicas da fabricação deste produto, que é tão importante.

carvão vegetal, na forma mais simples de explicar, é o carvão usado para fazer churrasco. Além disso, ele possui diversos fins, e o principal, é o abastecimento das siderúrgicas. 


Desmatamento da amazonia 2019

É uma opção que traz diversos benefícios, ao contrário do carvão mineral, que é uma das principais fontes de energia do mundo, e ao ser produzida, emite grande quantidade de gases poluentes. 

Mas infelizmente, ainda existe muita produção de carvão vegetal através da vegetação nativa e não por reflorestamento. Dessa forma, mesmo trazendo benefícios, aumenta o desmatamento. 

A organização constatou que em oito meses deste ano, a área total com alertas de desmatamento foi de 6 mil km², valor 62% maior do que o observado para o mesmo período em 2018. Já o número de focos de queimadas na Amazônia, entre janeiro e agosto de 2019, cresceu mais de 110%, na comparação com o mesmo período de 2018.

Dicas para o uso caseiro do Carvão Vegetal:

➤O carvão é utilizado para desumidificar e tirar mofo, basta pegar alguns pedaços, colocar dentro de uma lata (leite em pó, achocolatado etc), fazer pequenos furos na tampa e deixar o recipiente no local desejado; 
É utilizado também para fazer o clareamento de dentes. Para isso, é necessário esfregar pedaços de carvão no dente e depois passar uma escova para tirar os resíduos. Mas não é um método recomendado, pois tira o esmalte dos dentes. 
➤Pode ser usado também como um bastão próprio para desenho.

Produção de Carvão:  

Para produzir carvão, é necessário ter a permissão dos órgãos ambientais, com a previsão da fonte de biomassa utilizada, pois esses dados permitem controlar o montante passível a ser fabricado e vendido. 

A carbonização é feita em fornos de alvenaria com ciclos de aquecimento e resfriamento que duram vários dias e dependem do trabalho humano. 

Atualmente, os fornos mais avançados são os que possuem um sistema de condensação de vapores e recuperadores de alcatrão. Pode ser usado também como um bastão próprio para desenho.

Passo-a-passo da atividade:

-O(a) professor(a) vai levar um caminhão de brinquedo para a sala de aula. Vai confeccionar 25 palavras escritas no formato de fichas com letra bastão, numa cartolina ou papel A4.
- Todas as palavras relacionadas com o tema ou seja com a figura abaixo.
- Estas fichas  deverão ser colocadas dentro do caminhão.
-O(a) professor(a) vai passar de carteira em carteira para que cada aluno possa pegar uma palavrinha.
- O aluno vai tirar uma palavra, ler em voz alta e com o apoio do(a) professora dizer a relação existente entre a figura. 
-Depois que todos os alunos falarem, a turma fará uma produção de texto coletiva. O(a) professor(a) anotará no quadro. 

As palavras são:

POSTO - ÓLEO - CAMINHÃO - FRETE - LENHA - CARVOARIA- FORNO - CHEQUE- FREIO - CARGA - VIAGEM - CIDADES - POLÍCIA FLORESTAL - MATA - VIAGEM - ESTRADA - SINALIZAÇÃO - LENHA - FOGO - GUIA - PNEU - PLACA - ROÇA - GUARDA - ÁGUA -
MARMITA - LANCHE - ETC...

Produção de texto     Desmatamento da amazonia 2019
Autoria das atividades: Adiléa Generoso

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVA SOBRE O CARVÃO PRODUÇÃO DE TEXTO COLETIVA SOBRE O CARVÃO Reviewed by Adiléa Generoso on 2.10.09 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.