Olá amigos, hoje eu trago para vocês a história de Pinóquio e outros contos de fada, para alunos das séries iniciais de alfabetização.
Trabalhando com os contos de fadas, os alunos constroem e
reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer
da leitura.
O que é conto?
Contos - são histórias inventadas por alguém. Existem também os contos tradicionais que são aquelas histórias que ninguém sabe ao certo quem inventou e que são transmitidas de geração em geração e muitas vezes ficam conhecidas por algum autor que criou a sua versão da história e a reinventou.
Objetivo geral:
-Habilitar o aluno para conhecer e compreender contos de fadas e
desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos.
Objetivos específicos:
-Interessar-se em ler e ouvir histórias, manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões em situações de leitura compartilhada e/ou recorrendo à biblioteca da escola.
-Garantir a seqüência de fatos e de acontecimentos do texto;
-Indicar leituras, fundamentando suas opiniões e preferências;
-Desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos;
-Incentivar o trabalho em equipe;
-Estimular a criatividade;
-Promover o hábito de leitura.
-Incentivar o trabalho em equipe.
-Interessar-se em ler e ouvir histórias, manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões em situações de leitura compartilhada e/ou recorrendo à biblioteca da escola.
-Garantir a seqüência de fatos e de acontecimentos do texto;
-Indicar leituras, fundamentando suas opiniões e preferências;
-Desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos;
-Incentivar o trabalho em equipe;
-Estimular a criatividade;
-Promover o hábito de leitura.
-Incentivar o trabalho em equipe.
Os contos de fadas fazem parte do universo infantil desde muito cedo. Trabalhá-los na escola amplia o leque de oportunidades, para a formação de um bom escritor.
O texto narrativo neles apresentado possui riqueza e diversidade em sua forma escrita e propicia à criança o desenvolvimento da competência literária, isto é, o reconhecimento das características formais da linguagem escrita. Este tipo de texto também é modelo de narrativa literária e auxilia o aluno a produzir outra com mais complexidade e qualidade.