30/10/2009

HISTÓRIA DE PINÓQUIO E OUTROS CONTOS DE FADA, IMPRIMIR

Olá amigos, hoje eu trago para vocês a história de Pinóquio e outros contos de fada, para alunos das séries iniciais de alfabetização.

Trabalhando com os contos de fadas, os alunos constroem e reconstroem significados para as histórias e desenvolvem o prazer da leitura. 

O que é conto? 

Contos - são histórias inventadas por alguém. Existem também os contos tradicionais que são aquelas histórias que ninguém sabe ao certo quem inventou e que são transmitidas de geração em geração e muitas vezes ficam conhecidas por algum autor que criou a sua versão da história e a reinventou. 


Objetivo geral: 

-Habilitar o aluno para conhecer e compreender contos de fadas e desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos. 

Objetivos específicos:

-Interessar-se em ler e ouvir histórias, manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões em situações de leitura compartilhada e/ou recorrendo à biblioteca da escola. 
-Garantir a seqüência de fatos e de acontecimentos do texto; 
-Indicar leituras, fundamentando suas opiniões e preferências; 
-Desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos; 
-Incentivar o trabalho em equipe; 
-Estimular a criatividade; 
-Promover o hábito de leitura. 
-Incentivar o trabalho em equipe.

Os contos de fadas fazem parte do universo infantil desde muito cedo. Trabalhá-los na escola amplia o leque de oportunidades, para a formação de um bom escritor. 

O texto narrativo neles apresentado possui riqueza e diversidade em sua forma escrita e propicia à criança o desenvolvimento da competência literária, isto é, o reconhecimento das características formais da linguagem escrita. Este tipo de texto também é modelo de narrativa literária e auxilia o aluno a produzir outra com mais complexidade e qualidade. 

Contos de fada

História os três ursos, contos de fada

História de Pinóquio, contos de fada

história de cachinhos de ouro                    história de cachinhos de ouro

história de cachinhos de ouro                 História da pequena sereia

História da Cinderela, contos de fada                   História da Cinderela,contos de fada

História do sapo e o coelho                    História da galinha ruiva

História dos três porquinhos                  História de Cachinhos de ouro

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO - ORTOGRAFIA CH

Olá minha gente, vejam esta leitura e interpretação de texto - ortografia CH, que eu acabei de criar, para alunos do ensino fundamental 1.

leitura é um grande desafio, pois, o aluno precisa compreender e interpretar aquilo que foi lido. Muitos alunos das séries iniciais de alfabetização possuem dificuldade no processo de aquisição da leitura. 


Leitura e interpretação de texto,ortografia

Na aprendizagem da leitura e da escrita, a criança percorre um caminho individual e próprio. À medida em que está em contato com materiais de leitura, tais como rótulos, embalagens, cartazes, livros, revistas, etc, ela está, sobretudo, iniciando o seu processo de descoberta do código escrito.

É no 1º ano do Ensino Fundamental que se inicia a sistematização do processo de alfabetização. Nisso, a criança passa a compreender o funcionamento do código escrito.

São tantas regras ortográficas!...O aluno precisa ter acesso a várias atividades educativas, que possam auxiliá-los na aprendizagem.

Trabalhar com leitura de textos pequenos, leitura/ escuta (compartilhada e autônoma) está de acordo com a BNCC, (Base Nacional Comum Curricular).

Tem como objetos de conhecimento

-Decodificação/Fluência de leitura 
-Formação do leitor 
-Compreensão
- Estratégia de leitura.

Conceito de ortografia:

Ortografia é a parte da gramática normativa que ensina a escrever corretamente as palavras de uma língua. A competência para grafar corretamente as palavras está diretamente ligada ao contato íntimo com essas mesmas palavras.

Neste sentido, cabe ao professor utilizar diversas estratégias de ensino, para que os alunos possam aprender a escrever corretamente.

As atividades propostas para esta leitura são: interpretação de texto, ordem alfabética, formação de frases, ortografia, caça-palavras e separação silábica.

Leitura e interpretação de texto,ortografia               Leitura e interpretação de texto,ortografia

Leitura e interpretação de texto,ortografia              Leitura e interpretação de texto,ortografia

Autoria das atividades: Adiléa Generoso

LEITURAS DA CARTILHA- EU GOSTO DE APRENDER. ALFABETIZAÇÃO, IMPRIMIR

Olá amigos, hoje eu trago para vocês leitura de textos pequenos, uma coletânea de leituras para alfabetização

Estas pequenas leituras para alfabetização possuem pequenos textos infantil que vão auxiliar no processo de aquisição da leitura.

Elas também podem servir como tarefas de casa e para alunos que ainda não dominaram a leitura fluente. São pequenas, bem ilustradas e isto ajuda bastante. Façam momentos de trocas e exposições do texto lido para os colegas.

Leituras para alfabetização

   Leituras para alfabetização          Leituras para alfabetização

Leituras para alfabetização           Leituras para alfabetização

Leituras para alfabetização, Ada é levada           Leituras para alfabetização, Sarita e o sapo

Leituras para alfabetização, O gato levado           Leituras para alfabetização, A boneca de Renata

Leituras para alfabetização, O gato danado           Leituras para alfabetização, A gatinha Filoca

Leituras para alfabetização           Leituras para alfabetização, O leque da vovó

Leituras para alfabetização, Que passarinho comilão           Leituras para alfabetização, O batizado da boneca

Leituras para alfabetização, O susto do coelhinho           Leituras para alfabetização

Leituras para alfabetização, O aniversário da vovó Cristina           Leituras para alfabetização, Que gracinha Chocolate

Leituras para alfabetização           Leituras para alfabetização

Leituras para alfabetização           
ESTA CARTILHA É DA AUTORA MARIA DA GLÓRIA MARIANO SANTOS.
EDITORA DO BRASIL ANTIGA

28/10/2009

LINDAS LEITURAS ANTIGAS PARA ALFABETIZAÇÃO, IMPRIMR

Olá amigos, hoje eu trago para vocês leitura de textos pequenos, ou seja leituras para alfabetização.

Sabemos que atualmente não se faz o uso de cartilhas nas escolas. Mas estas leituras servem como suporte, para a confecção de um cantinho de leitura, onde os alunos possam desenvolver o gosto pela leitura e escrita. 

Gente, o material é antigo mesmo, é uma verdadeira relíquia, mas a leitura é um dos eixos propostos pelos guias de alfabetização e deve ser trabalhada cotidianamente. 

Elas também podem servir como tarefas de casa e para alunos que ainda não dominaram a leitura fluente. São pequenas, bem ilustradas e isto ajuda bastante. 

Façam momentos de trocas e exposições do texto lido para os colegas. USEM A CRIATIVIDADE.....Existe uma palavra chamada FLEXIBILIDADE, onde seguimos o currículo proposto e outras estratégias de ensino. Tudo é válido neste precioso processo ENSINO-APRENDIZAGEM. Eu posto apenas sugestões...Abraços.

  Leitura para alfabetização           Leitura para alfabetização

Leitura para alfabetização           Leitura para alfabetização

Leitura para alfabetização           Leitura para alfabetização

Leitura para alfabetização           Leitura para alfabetização

Leitura para alfabetização          Leitura para alfabetização

Leitura para alfabetização



ESTAS LEITURAS SÃO DO LIVRO: CIRANDA DO SABER- PORTUGUÊS
ANO DE 1986
AUTORA: DEBORAH NEVES