Olá amigos, hoje eu trago para vocês as lendas e mitos do folclore brasileiro.
Todos os personagens estão acompanhados com os textos informativos.


Mãe-D'água- Encontramos na mitologia universal um personagem muito parecido com a mãe-d'água: a sereia. Este personagem tem o corpo metade de mulher e metade de peixe. Com seu canto atraente, consegue encantar os homens e levá-los para o fundo das águas.

CurupiraAssim como o boitatá, o curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. Representado por um anão de cabelos compridos e com os pés virados para trás. Persegue e mata todos que desrespeitam a natureza. Quando alguém desaparece nas matas, muitos habitantes do interior acreditam que é obra do curupira.





Pisadeira-É uma velha de chinelos que aparece nas madrugadas para pisar na barriga das pessoas, provocando a falta de ar. Dizem que costuma aparecer quando as pessoas vão dormir de estômago muito cheio.

Mãe-de-ouro-Representada por uma bola de fogo que indica os locais onde se encontra jazidas de ouro. Também aparece em alguns mitos como sendo uma mulher luminosa que voa pelos ares. Em alguns locais do Brasil, toma a forma de uma mulher bonita que habita cavernas e após atrair homens casados, os faz largar suas famílias.
FONTE: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_boto.htm
FONTE: http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_boto.htm
DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria
FOLCLORE BRASILEIRO, LENDAS E MITOS DO FOLCLORE BRASILEIRO
Reviewed by Adiléa Generoso
on
31.7.09
Rating:
Seu blog é divino.Parabéns.Que Deus te abençoe.
ResponderExcluirnarkcosta@yahoo.com.br
Gostei muito, precisei fazer um trabalho e pesquisei várias vezes, alguns eram bons, mais este me ajudou de verdade!!!!Beijos!!!
ResponderExcluirolha eu adorei este saite ele e
ResponderExcluirotimmmmmmmmmmoooooooooooooooooooooooo
beijos na boca nataly 15 anos
olha eu adorei este sate por que agente aprende mais o que agente nao sabi entao eu gosto muito
ResponderExcluirParabéns pelo seu blog é maravilhoso.
ResponderExcluirLiduina Lima: professora de danças folclóricas para crianças.
professora valeria seb. laranjeiras
ResponderExcluirparabéns pelo seu blog é fantastico.
Parabens! o blog é otimo!
ResponderExcluiramei o seu blog interessantissimo! Beijos eu.
ResponderExcluirparabéns
ResponderExcluir[red][i]legal aprendi sobre muitas lendas e mitos
ResponderExcluireu adoro seu blog ;aprendi muitas lendas
ResponderExcluirgostei mto do seu blog
ResponderExcluirlegallllllllll
gostei mto do seu blog
ResponderExcluirlegal bom de mais
muito d+
ResponderExcluirlenda nao existe mas e d+
ResponderExcluirgostei muito desse site ..estão de Parabéns
ResponderExcluirajudo miito a eu faser um trabalho de escola
ResponderExcluir