17/02/2009
PLANEJAMENTO ANUAL 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autoria do planejamento: Adiléa Generoso
Neste planejamento contém todos os eixos e capacidades, com algumas atividades propostas que devem ser trabalhadas no decorrer do ano letivo, na turma de 1º ano fundamental I.
09/02/2009
CONCEITOS MATEMÁTICOS BÁSICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Vejam estes conceitos matemáticos básicos no ensino fundamental, que eu acabei de fazer, para alunos com deficiência auditiva.
S é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.
S é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes.
São libras em contexto, pois os alunos precisam fazer a correspondência do desenho com o seu significado.
Achei que seria importante fazer estes desenhos, para facilitar a aprendizagem dos alunos com deficiência auditiva.
Achei que seria importante fazer estes desenhos, para facilitar a aprendizagem dos alunos com deficiência auditiva.
Autoria das atividades e desenhos: Adiléa Generoso
06/02/2009
TANGRAM FIGURAS GEOMÉTRICAS - MATEMÁTICA
O Tangram é um quebra-cabeça chinês formado de sete peças: um quadrado, um paralelogramo, dois triângulos isósceles congruentes maiores, dois triângulos menores também isósceles e congruentes e um triângulo isósceles médio.
As sete peças formam um quadrado.Surgiu há mais de 2000 anos e seu nome original, “Tchi Tchiao Pan”, significa “Sete Peças da Sabedoria”.Seu objetivo é conseguir montar uma determinada forma, usando as sete peças.
Hoje, o Tangram é utilizado por todo o mundo, especialmente por professores no ensino da geometria, matemática, psicologia e, principalmente, na pedagogia.Uma sugestão de atividade:pedir que montem um quadrado, utilizando as peças embaralhadas do tangram.
Proponha a produção de uma história coletiva com figuras montadas com as peças do Tangram.
As sete peças formam um quadrado.Surgiu há mais de 2000 anos e seu nome original, “Tchi Tchiao Pan”, significa “Sete Peças da Sabedoria”.Seu objetivo é conseguir montar uma determinada forma, usando as sete peças.
Hoje, o Tangram é utilizado por todo o mundo, especialmente por professores no ensino da geometria, matemática, psicologia e, principalmente, na pedagogia.Uma sugestão de atividade:pedir que montem um quadrado, utilizando as peças embaralhadas do tangram.
Atividades com tangram gratuitas
Os alunos vão escrever os nomes de cada figura, poderão separar em sílabas, formar frases, colocar em ordem alfabética, etc...
Dicas para impressão das atividades
2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso