17/02/2009

PLANEJAMENTO ANUAL 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Planejamento anual 1º ano fundamental

Planejamento anual 1º ano fundamental

Planejamento anual 1º ano fundamental

Planejamento anual 1º ano fundamental

Planejamento anual 1º ano fundamental

Planejamento anual 1º ano fundamental
Autoria do planejamento: Adiléa Generoso
        
Neste planejamento contém todos os eixos e capacidades, com algumas atividades propostas que devem ser trabalhadas no decorrer do ano letivo, na turma de 1º ano fundamental I.

09/02/2009

CONCEITOS MATEMÁTICOS BÁSICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Vejam estes conceitos matemáticos básicos no ensino fundamental, que eu acabei de fazer, para alunos com deficiência auditiva.

S é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam elas surdas ou ouvintes. 

São libras em contexto, pois os alunos precisam fazer a correspondência do desenho com o seu significado.

Achei que seria importante fazer estes desenhos, para facilitar a aprendizagem dos alunos com deficiência auditiva.

conceitos matemáticos básicos no ensino fundamental,


conceitos matemáticos básicos no ensino fundamental,               conceitos matemáticos básicos no ensino fundamental,

conceitos matemáticos básicos no ensino fundamental,              conceitos matemáticos básicos no ensino fundamental,

conceitos matemáticos básicos no ensino fundamental,

conceitos matemáticos básicos no ensino fundamental,

conceitos matemáticos básicos no ensino fundamental,

conceitos matemáticos básicos no ensino fundamental,

conceitos matemáticos básicos no ensino fundamental,

conceitos matemáticos básicos no ensino fundamental,

conceitos matemáticos básicos no ensino fundamental,

conceitos matemáticos básicos no ensino fundamental,

conceitos matemáticos básicos no ensino fundamental,

conceitos matemáticos básicos no ensino fundamental,

conceitos matemáticos básicos no ensino fundamental,
Autoria das atividades e desenhos: Adiléa Generoso

06/02/2009

TANGRAM FIGURAS GEOMÉTRICAS - MATEMÁTICA

O Tangram é um quebra-cabeça chinês formado de sete peças: um quadrado, um paralelogramo, dois triângulos isósceles congruentes maiores, dois triângulos menores também isósceles e congruentes e um triângulo isósceles médio. 

As sete peças formam um quadrado.Surgiu há mais de 2000 anos e seu nome original, “Tchi Tchiao Pan”, significa “Sete Peças da Sabedoria”.Seu objetivo é conseguir montar uma determinada forma, usando as sete peças.

Atividades de Tangram matemática

Hoje, o Tangram é utilizado por todo o mundo, especialmente por professores no ensino da geometria, matemática, psicologia e, principalmente, na pedagogia.Uma sugestão de atividade:pedir que montem um quadrado, utilizando as peças embaralhadas do tangram. 


Atividades com tangram gratuitas

Proponha a produção de uma história coletiva com figuras montadas com as peças do Tangram. 

Os alunos vão escrever os nomes de cada figura, poderão separar em sílabas, formar frases, colocar em ordem alfabética, etc...

Dicas para impressão das atividades

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto.

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 


3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.


Atividade com tangram       tangram desenho de árvore 

tangram desenho de barco       tangram desenho de bule 

tangram desenho de casa       tangram desenho de cavalinho 

tangram desenho de cavalo       tangram desenho de coelho 

tangram desenho de galo       tangram desenho de gato 

tangram desenho de menino       tangram desenho de pato 

tangram desenho de peixe       tangram desenho de tatu 

tangram desenho de vela       Figuras com tangram 

Modelo de tangram       Modelo de tangram
Autoria das atividades: Adiléa Generoso