Hoje eu trago para vocês estas atividades de coordenação motora para educação infantil, feita com sementes de milho, palha e feijão preto.
Não é tarefa fácil para os professores e pais estimular a coordenação motora, por isto, é preciso saber o que deve ser feito, principalmente no início do ano letivo, onde os alunos frequentaram escolas diferentes, onde cada aluno vem com uma bagagem diferente.O professor precisa fazer um conhecimento prévio e a partir daí traçar as suas metas.
Coordenação motora fina
A função de escrever, fazer desenhos, pinturas, colagens, recortar papel, fazer traçados em folhas são apenas algumas atividades que podem ser feitas graças à coordenação motora fina. Ela é responsável pelo trabalho de pequenos músculos, localizados, principalmente, nas mãos e nos pés.
É imprescindível que os exercícios estimulantes sejam aplicados gradativamente, respeitando a idade da criança. O aconselhável é que se promovam exercícios que sigam do mais fácil ao mais difícil.
Coordenação motora grossa
Já o que dá força para a criança correr, pular, dançar, caminhar ou qualquer outra atividade responsável pelo impulso físico encontra na coordenação motora grossa a razão para essas tarefas. Ela abrange todos os músculos que possibilitam os pequenos a essas brincadeiras.
Assim como a fina, a coordenação motora grossa também precisa ser estimulada desde a primeira infância. Vale lembrar que também podemos concebê-la como coordenação motora ampla.Como trabalhar?
Coordenação motora fina
A função de escrever, fazer desenhos, pinturas, colagens, recortar papel, fazer traçados em folhas são apenas algumas atividades que podem ser feitas graças à coordenação motora fina. Ela é responsável pelo trabalho de pequenos músculos, localizados, principalmente, nas mãos e nos pés.
É imprescindível que os exercícios estimulantes sejam aplicados gradativamente, respeitando a idade da criança. O aconselhável é que se promovam exercícios que sigam do mais fácil ao mais difícil.
Coordenação motora grossa
Já o que dá força para a criança correr, pular, dançar, caminhar ou qualquer outra atividade responsável pelo impulso físico encontra na coordenação motora grossa a razão para essas tarefas. Ela abrange todos os músculos que possibilitam os pequenos a essas brincadeiras.
Assim como a fina, a coordenação motora grossa também precisa ser estimulada desde a primeira infância. Vale lembrar que também podemos concebê-la como coordenação motora ampla.Como trabalhar?
A maioria das plantas começa a existir em forma de semente. As plantas formam suas sementes dentro de flores ou cones. Em plantas que dão flor, ou floríferas, muitas vezes um fruto envolve as sementes.
Vejam esta atividade que foi realizada por meu netinho, usando a canjiquinha (milho triturado), para confeccionar um lindo ipê florido, o símbolo do nosso país e se destacam entre as árvores, então...é primavera.
As árvores denominadas ipê, são na verdade, várias espécies com características mais ou menos semelhantes, com flores brancas, amarelas ou roxas. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele.
Essas árvores, proporcionam um belo espetáculo com sua bela floração na arborização de ruas em algumas cidades brasileiras. São lindas árvores que embelezam e promovem um colorido no final do inverno. As flores desta espécie atraem abelhas e pássaros, principalmente beija-flores que são importantes agentes polinizadores.
As sementes são rica fonte alimentar para as pessoas e para os animais. Entre as mais importantes estão os cereais (arroz, milho, trigo) e as leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja). Elas também são usadas na produção de óleos, temperos, corantes de tecidos e joias.
Esta atividade foi realizada na minha turma de primeiro ano, no ano de 2009 , próximo ao dia da árvore e da primavera. Pois, como sabemos, muitas plantas nascem de sementes e outras de mudas. Estas sementes são o nosso sustento e o sustento de vários animais.
O objetivo da escolha deste desenho de uma onça é para conscientizar sobre as queimadas, que colocam diversos animais da nossa fauna em extinção. Extinção em biologia e ecologia é o total desaparecimento de espécies, subespécies ou grupos de espécies.
Objetivo desta atividade:
- Desenvolver capacidades específicas para escrever;
- Conhecer o processo da germinação do feijão.
- Desenvolver a coordenação motora.
- Aprender a trabalhar coletivamente.
Autoria das atividades: Adiléa Generoso
DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria
ATIVIDADES DE COORDENAÇÃO MOTORA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Reviewed by Adiléa Generoso
on
8.1.09
Rating:
Nenhum comentário: