DISCRIMINAÇÕES AUDITIVAS INICIAIS E FINAIS, MATERNAL, IMPRIMIR E COLORIR



Olá amigos! Hoje eu trago para vocês estas atividades de alfabetização de consciência fonológica educação infantil, para alunos do ensino fundamental I. 

Considerada a capacidade de se refletir explicitamente sobre a estrutura sonora da palavra, tal consciência se refere a segmentos no nível de palavras, rimas, aliterações, sílabas e fonemas. 

Consciência fonológica é a capacidade de segmentar de modo consciente as palavras em suas menores unidades, em sílabas e em fonemas. A criança será ainda capaz de identificar que essas mesmas unidades se podem repetir em diferentes palavras. 

Consciência fonológica

Níveis da consciência fonológica: 
 ➤Noção de palavra (capacidade de segmentar a frase em palavras, organizá-las e dar-lhe sentido); 
 ➤Noção de rima (capacidade de identificar rimas); 
➤Aliteração (capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema no início da palavra); 
➤Consciência silábica (capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas); ➤Consciência fonêmica (capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra).

consciência fonológica pode ser entendida como um conjunto de habilidades que vão desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas. (Bryant & Bradley, 1985). 

Nestas atividades os alunos deverão encontrar as sílabas iniciais, e finais dos desenhos.

As atividades estão prontas para imprimir. No blog Mistura de Alegria, você vai encontrar diversas atividades de alfabetização. 

Faça uma pesquisa do tema em questão na caixa de pesquisa que fica na barra lateral direita do blog. 

Atividade de alfabetização, Consciência fonológica           Atividade de alfabetização, Consciência fonológica

Atividade de alfabetização, Consciência fonológica           Atividade de alfabetização, Consciência fonológica

Atividade de alfabetização, Consciência fonológica           Atividade de alfabetização, Consciência fonológica

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


DISCRIMINAÇÕES AUDITIVAS INICIAIS E FINAIS, MATERNAL, IMPRIMIR E COLORIR DISCRIMINAÇÕES AUDITIVAS INICIAIS E FINAIS, MATERNAL, IMPRIMIR E COLORIR Reviewed by Adiléa Generoso on 4.5.16 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.