SIMULADOS ANA - AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO), PORTUGUÊS, 3º ANO ENS.FUND.



              ANA – Avaliação Nacional de Alfabetização 

A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental 1 das escolas públicas. 

Além dos testes de desempenho, que medem a proficiência dos estudantes nessas áreas, a ANA apresenta em sua primeira edição as seguintes informações contextuais: o Indicador de Nível Socioeconômico e o Indicador de Formação Docente da escola. 

Os testes foram construídos tendo como base Matrizes de Referência , que contemplam um conjunto delimitado de conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática, referentes ao ciclo de alfabetização, e que é passível de mensuração em uma avaliação em larga escala. 

Avaliações ANA alfabetização

Cada teste é composto por vinte itens. Em Língua Portuguesa, foram aplicados dezessete itens objetivos de múltipla escolha e três itens de produção escrita. No caso da Matemática, foram aplicados vinte itens objetivos de múltipla escolha. 

Os itens de produção escrita da ANA demandaram a escrita de duas palavras e uma produção textual. As habilidades avaliadas nos itens de produção escrita da ANA foram: Grafar palavras com estrutura silábica canônica; Grafar palavras com estrutura silábica não canônica; Produzir um texto a partir de situação dada. Para a correção da produção escrita, foi estruturada uma “chave de correção”. 

Esta “chave” centrou-se na avaliação dos aspectos linguísticos e/ou discursivos das palavras e textos produzidos, considerando aspectos que abrangem desde a aquisição do sistema de escrita até a ampliação da capacidade redacional do aluno. 

Os resultados de desempenho nas áreas avaliadas são expressos em escalas de proficiência (Anexo I). As escalas de Língua Portuguesa (Leitura) e de Matemática da ANA 2013 são compostas por quatro níveis progressivos e cumulativos. Isso significa uma organização da menor para a maior proficiência. 

Quando um percentual de alunos foi posicionado em determinado nível da escala, pode-se pressupor que, além de terem desenvolvido as habilidades referentes a este nível, provavelmente também desenvolveram as habilidades referentes aos níveis anteriores. 

A escala de proficiência de Língua Portuguesa (Escrita) também é composta por quatro níveis e, no geral, pressupõe a progressão da aprendizagem de um nível para outro. 

Contudo, é importante ressaltar que o processo de aquisição da escrita não ocorre em etapas lineares. Nos resultados de Língua Portuguesa (Escrita), além dos percentuais de alunos distribuídos nos níveis da escala, apresenta-se o percentual de cadernos de prova que não foram pontuados por conter a escrita de palavras sem relação semântica com a imagem apresentada ou escrita incompreensível.

SIMULADOS DA ANA PARA BAIXAR:

Simulado 01èbaixar                   Simulado 02èbaixar
Simulado 03 èbaixar                  Simulado 04è baixar
Simulado 05è baixar                  1º P.D 2012è baixar                  
2º P.D 2012 è baixar                    1º P.D 2013  èbaixar
AV.DIAGN.1èbaixar                     AV.DIAGN.2èbaixar
AV.DIAGN.3èbaixar                     Simulado 06 è baixar  
Simulado 07è baixar                   Simulado 08 è   baixar
Simulado 09è baixar                   Simulado 10 è baixar
Simulado 11è baixar                    Simulado 12 è baixar
Simulado 13 èbaixar                   Simulado 14 è   baixar                             
Simulado 15è baixar                   2º P.D 2013 è baixar                              
1º P.D 2014  è baixar                   Simulado 16 è baixar                           
Simulado 17è baixar                   Simulado 18è   baixar                            
Simulado 19 èbaixar                   3º P. D 2014 è baixar                            
Simulado 20è baixar                    Simulado 21 è   baixar                         
Simulado 22 è baixar                  Simulado 23 è   baixar                          
Simulado 25è baixar                   Av.Diagn.04  è   baixar       

Gabaritos simulados ANA       Gabaritos simulados ANA

Gabaritos simulados ANA       Gabaritos simulados ANA

Gabaritos simulados ANA





FONTE: http://profwarles.blogspot.com.br/2013/10/ana-avaliacao-nacional-de-alfabetizacao.html

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


SIMULADOS ANA - AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO), PORTUGUÊS, 3º ANO ENS.FUND. SIMULADOS ANA - AVALIAÇÃO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO), PORTUGUÊS, 3º ANO ENS.FUND. Reviewed by Adiléa Generoso on 23.10.15 Rating: 5

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.