CIÊNCIAS O AR E A COPA MUNDIAL



Boa noite! Hoje eu trago para vocês o conteúdo de ciências o ar e a copa mundial, para alunos das séries iniciais de alfabetização.

Podemos aproveitar os conteúdos previstos de maneira interdisciplinar, o ar e a copa mundial. É uma forma mais simples para obtermos um excelente resultado.
 


O que é o ar 

O ar é a mistura de gases que compõem a atmosfera da Terra. Ele é composto principalmente de nitrogênio, oxigênio e argônio. Os demais gases incluem gases de efeito estufa como vapor de água, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e ozônio. 

Ar filtrado contém traços de vários outros compostos químicos. Muitas substâncias naturais devem estar presentes em pequenas quantidades em uma amostra de ar não filtrada, incluindo poeira, pólen e esporos, cinzas vulcânicas, compostos de flúor, mercúrio metálico e compostos de enxofre como dióxido de enxofre. 

A importância do ar 

O ar é um elemento fundamental, sendo formado por uma combinação de gases, vapor de água e partículas suspensas. Trata-se, portanto, de uma substância vital para a manutenção da vida na terra, ao lado da água e do solo. 

Além disso, o ar é essencial para o clima, a distribuição da chuva e a dispersão de sementes as quais favorecem a produção agrícola. Por outro lado, ele favorece o desenvolvimento de diversas doenças por vírus, bactérias e microrganismos, os quais são levados pelas correntes de ar. 

Quando respiramos, o ar da atmosfera entra no nosso corpo sendo filtrado pelas narinas até chegar aos pulmões, o qual será utilizado na produção de energia. O mecanismo de respirar é realizado da seguinte maneira: respiramos o oxigênio (O2) e liberamos o gás carbônico (CO2) na atmosfera, o qual será absorvido pelas plantas e outros seres autótrofos no processo denominado de fotossíntese.

E infelizmente estamos vivenciando a poluição do ar, um tema muito recorrente atualmente,devido a vários fatores que vem alterando significativamente a qualidade do ar que respiramos, como por exemplo: resíduos domésticos e urbanos, como os solventes, detergentes, lâmpadas fluorescentes, componentes eletrônicos, tintas, gasolina, diesel, óleos automotivos, fluídos hidráulicos, hidrocarbonetos, chumbo, etc. 

Elaborei estas atividades de ciências,  o ar fazendo uma interdisciplinaridade com o tema Copa Mundial para que os alunos possam estabelecer relações com exemplos que fazem parte deste contexto esportivo em destaque na atualidade.

Dicas para impressão das atividades: 

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto. 

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar. 

 
3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Ciências o ar e a copa mundial          Ciências o ar e a copa mundial

Ciências o ar e a copa mundial           Ciências o ar e a copa mundial

Ciências o ar e a copa mundial

Autoria das atividades: Adiléa Generoso

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


CIÊNCIAS O AR E A COPA MUNDIAL CIÊNCIAS O AR E A COPA MUNDIAL Reviewed by Adiléa Generoso on 5.5.14 Rating: 5

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.