ATIVIDADE DIFERENTE DE ALFABETIZAÇÃO, SACO MÁGICO



Olá, veja esta atividade de alfabetização, saco mágico, uma das minhas práticas pedagógicas, que eu achei bem interessante postar! 

Você vai confeccionar um embrulho grande(saco), enfeitá-lo para ficar bem atraente, colocar dentro dele objetos ou brinquedos que atendam os seus objetivos propostos. 

Isto é, se você introduzir a consoante B, coloque boneca, bola, bico, bala, brinquedos e objetos iniciados com a respectiva letra. Amarre e faça aquele momento prazeroso de muita expectativa para motivar os alunos. Mas lembrem de levar balas para repartir para os alunos. Eles vão adorar!...


Este será um momento para o desenvolvimento da oralidade, da escrita e da leitura. O(a) professor(a) vai chamar um aluno,ele vai pegar um objeto dentro do saco, sem olhar. 

Em seguida vai falar o nome do objeto e escrever no quadro. Assim todas as crianças terão a oportunidade de observarem a escrita do nome. O aluno vai escrever do jeito dele. Quem dominou o sistema da escrita vai escrever corretamente. 

Esta é uma atividade diagnóstica. Quando tudo terminar o(a)professor(a) vai escrever todas as palavras no quadro com a letra bastão. 

Os alunos vão comparar as palavras pelo número de letras e de sílabas, podendo também formar frases com elas. Propor esta sugestão de atividade, pode auxiliar o professor alfabetizador, na tarefa de tornar o cotidiano da sala de aula mais emocionante e significativo, em busca de propiciar à criança, oportunidades de viver plenamente a sua condição de ser criança, enquanto se apropria dos conhecimentos científicos, condições necessárias para o desenvolvimento em funções psicológicas superiores.

alfabetização saco mágico
Autoria das atividades: Adiléa Generoso

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


ATIVIDADE DIFERENTE DE ALFABETIZAÇÃO, SACO MÁGICO ATIVIDADE DIFERENTE DE ALFABETIZAÇÃO, SACO MÁGICO Reviewed by Adiléa Generoso on 8.6.12 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.