NATAL- CRUZADA NATALINA



Hoje eu trago para vocês uma cruzadinha com o tema de natal, para alunos do ensino fundamental I.

O natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente em 25 de dezembro. A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias. 


A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias.

A ludicidade ajuda no processo de alfabetização. Esse exercício é uma forma de entretenimento para algumas pessoas, porém ao serem usadas as palavras cruzadas estimulam o raciocínio. 

O recurso de se usar esse suporte pedagógico em sala de aula de modo lúdico, colabora para desenvolver nos estudantes escrever e compreender o sentido das palavras e sua ortografia. 

Também auxilia na compreensão, coordenação e na aprendizagem do significado das palavras. 

Esta cruzadinha enfoca atividades de análise, reflexão fonológica e de grafia de palavras que representam o natal.

É de fundamental importância compreender as relações entre consciência fonológica e alfabetização. Por isso, faz-se necessário criar situações para que os alunos possam refletir sobre as formas orais e escritas das palavras. 

As capacidades de partir palavras em sílabas, descobrir palavras dentro de palavras, comparar palavras quanto ao tamanho, comparar palavras quanto a semelhanças sonoras (de suas sílabas, rimas ou fonemas iniciais), formar novas palavras trocando letras e outros. 

As habilidades propostas da BNCC: 

-(EF01LP27) Segmentar oralmente palavras em sílabas. 
-(EF01LP31) Reconhecer que alterações na ordem escrita dos grafemas provocam alterações na composição e no significado da palavra, fazendo corresponder fonemas e grafemas. 

A utilização das palavras cruzadas em sala de aula, tem por finalidade desenvolver entre outras habilidades, a de estimular a memória e ajudar na produção escrita.

Dicas para impressão das atividades: 

1-Clicar na primeira imagem da sequência. Ela deverá aparecer em um fundo preto. 

2-Clicar com o botão direito na imagem e em seguida " salvar como". Escolha o local do seu computador onde você deseja salvar.


3- Na parte de baixo da tela estarão todas as imagens da sequência. Vá abrindo as imagens e repetindo os mesmos procedimentos descritos nos passos 1 e 2.

Palavra cruzada natalina

Autoria das atividades: Adiléa Generoso 

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


NATAL- CRUZADA NATALINA NATAL- CRUZADA NATALINA Reviewed by Adiléa Generoso on 5.12.11 Rating: 5

Um comentário:

  1. As crianças adoram cruzadinhas e nesta época de últimos dias nada melhor do que isto.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.