SÍMBOLOS DO NATAL: IMPRIMIR E COLORIR



Olá amigos, hoje eu trago para vocês os símbolos do natalÉ importante conhecer deles. 

Os símbolos do Natal representam o cenário da comemoração dessa grande festa cristã. É por isso que nessa altura do ano os encontramos espalhados por todos os cantos. 

Símbolos do natal

Com origens em épocas distintas, cada um dos símbolos surge não só porque são bonitos e trazem mais beleza e alegria à festa, mas porque todos eles têm uma curiosa história para contar e, desta forma, transmitem uma mensagem.

Símbolos do natal

1- Estrela

A estrela de Natal foi aquela que indicou aos reis magos onde Jesus estava, pois queriam adorá-lo. Seguindo a estrela os magos puderam encontrar o Menino, que tinha nascido em Belém, daí ela ser conhecida também como Estrela de Belém.

2- Sinos

O sino de Natal é o símbolo que representa o anúncio do nascimento de Jesus. Isso porque, além de sinalizar as horas, o toque dos sinos avisa as pessoas para se reunir para um acontecimento.

3-Velas

Diz-se que, na Alemanha, um senhor costumava colocar velas na sua janela para iluminar o caminho dos viajantes. Assim, as velas natalinas assumem o papel de representar a luz que o nascimento de Jesus traz para a vida das pessoas, porque ele veio para dissipar as trevas, a escuridão.

4-Presépio

O primeiro presépio data de 1223 e foi montado na Itália por São Francisco de Assis, que queria mostrar aos fiéis como teria nascido Jesus.Inicialmente era feito apenas nas igrejas, até a sua montagem nas casas se tornar tradição.Trata-se de uma representação do cenário em que o Menino Jesus nasceu.

5-Anjo

Os anjos representam a figura de Gabriel, o anjo que anunciou à Maria que ela daria à luz a Jesus.Por isso, eles são tão importantes nas ornamentações de Natal. Tal como Gabriel, os anjos, que exercem o papel de mensageiros de Deus, anunciam ao povo o nascimento de Jesus.

6-Bolas

As bolas que decoram principalmente a árvore de Natal representam os frutos das árvores.

7- A árvore

A árvore é, por tradição, um pinheiro. Isso porque o pinheiro é a única árvore que consegue manter suas folhas mesmo no frio intenso. Assim, simboliza vida e esperança.

8- Papai Noel

A figura do Papai Noel surge a partir dos gestos de bondade do bispo chamado Nicolau.Segundo a lenda, ele lançava moedas de ouro para as chaminés das casas dos mais necessitados na Turquia, tendo sido reconhecido pela igreja como santo.

9- Coroa do advento

A coroa do Advento é uma espécie de guirlanda onde se coloca quatro velas, uma para cada semana antes do Natal.Muito mais do que um bonito objeto de decoração, para os cristãos a coroa do Advento é um anúncio do Natal. O seu formato simboliza eternidade e as suas folhas verdes, a esperança.

10- Guirlanda

As guirlandas remontam à antiguidade e surgiram em Roma.Elas são um sinal de boas-vindas para quem nos visita nessa época festiva. É por isso que é tradição pendurá-las na porta principal das casas.

11- Cartão de natal

Os cartões de Natal surgem como símbolo na medida em que enviar postais com uma mensagem bonita nessa quadra festiva tornou-se uma tradição entre família, amigos e clientes.

12-Peru

O peru é um dos pratos mais requisitados para a ceia de Natal e que representa fartura.

13- Ceia

Mais do que um jantar recheado de coisas apetitosas, a ceia representa a confraternização e união das famílias.

14- Presentes de natal

é um costume que se relaciona com os Reis Magos, os quais levaram a Jesus ouro, incenso e mirra, cada qual com um significado próprio: o ouro simboliza a realeza; o incenso, a divindade; e a mirra, os aspectos humanos de Jesus.

15- Panetone

De origem italiana, diz a lenda que Toni, empregado de uma padaria, estava exausto do trabalho decorrente das encomendas no Natal. Por esse motivo, acabou se enganando quando fazia um pão para a ceia da família do seu patrão na véspera do Natal.


Veja também: símbolos do natal


Símbolos do natal             Símbolos do natal
Autoria das atividades: Adiléa Generoso

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


SÍMBOLOS DO NATAL: IMPRIMIR E COLORIR SÍMBOLOS DO NATAL: IMPRIMIR E COLORIR Reviewed by Adiléa Generoso on 6.12.10 Rating: 5

Um comentário:

  1. PARABÉNS!!!!!!!
    FOI MUITO BOM VISITAR SEU BLOG. SOU PROFESSORA HÁ 24 ANOS E AMO O QUE FAÇO, COMO VC PROCURO FAZER O MELHOR.SE PUDER VISITE O MEU BLOG, OK:www.poetizarpoetizar.blogspot.com
    ABRAÇOS
    TEREZINHA GUIMARÃES

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.