CONTO DE FADA RAPUNZEL



Olá amigos, hoje eu trago para vocês, conto de fada Rapunzel , para alunos do ensino fundamental I. 

O Conto é narrativa breve escrita em prosa, sendo mais curto que o romance e a novela. Tal qual um texto narrativo, ele envolve enredo, personagens, tempo e espaço. 

Sobre o conto, afirma Eça de Queirós, um dos maiores representantes da literatura portuguesa: 

 No conto tudo precisa ser apontado num risco leve e sóbrio: das figuras deve-se ver apenas a linha flagrante e definidora que revela e fixa uma personalidade; dos sentimentos apenas o que caiba num olhar, ou numa dessas palavras que escapa dos lábios e traz todo o ser; da paisagem somente os longes, numa cor unida.” 

O conto de fadas é um gênero textual que consiste em uma história curta, onde elementos imaginários se misturam a elementos reais. 


Conto de fada Rapunzel

Rapunzel (1698) 

O conto foi escrito originalmente por Charlotte-Rose de Caumont de La Force e publicado em 1698. Em 1815, foi adaptado pelos irmãos Grimm. 

Na obra, o pai de Rapunzel rouba rabanetes da plantação de uma bruxa vizinha para satisfazer os desejos de gravidez de sua esposa. A bruxa o pega em flagrante e decide perdoá-lo pelo roubo, desde que a criança seja oferecida a ela após o nascimento. 

Rapunzel é então criada pela bruxa e vive anos isolada em uma torre. O único acesso ao local dá-se quando a jovem joga seus longos cabelos através de um janela, para que eles sirvam de corda.  

Um príncipe que costuma ouvir a voz de Rapunzel, ao passar pelo local, descobre como chegar até ela. Os dois se apaixonam e após uma série de obstáculos, conseguem ficar juntos. 

Na história original, Rapunzel dá à luz um casal de gêmeos. Nas adaptações feitas para desenhos animados e filmes, essa parte do conto não foi contemplada.

                     Conto de fada Rapunzel


Conto de fada Rapunzel                 Conto de fada Rapunzel

Conto de fada Rapunzel      



Autoria das atividades: Adiléa Generoso

DIREITOS AUTORAIS : Todas as atividades do blog/site são protegidas pela lei dos direitos autorais , de nº 9.610/98 - proibindo cópias para outros sites, blogs ou redes sociais. Conteúdo exclusivo cedido gratuitamente para apoio pedagógico e uso pessoal. Valorize o trabalho do autor. Repassar atividades é crime! Se acaso houver violação da propriedade intelectual do autor, haverá denúncia para remoção ou desativação do acesso ao material alegadamente infrator ou anulação do site em questão. © Todos os direitos reservados - @misturadealegria


CONTO DE FADA RAPUNZEL CONTO DE FADA RAPUNZEL Reviewed by Adiléa Generoso on 17.2.10 Rating: 5

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.